Quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1533
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Ômega 3: Aliado do cérebro e do coração

11/04/2014 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
Figurinha carimbada das publicações em saúde e famoso por sua extensa lista de benefícios, o Ômega 3 é uma espécie de celebridade das substâncias. Mas quem é ele e para que ele serve?
Na verdade, o Ômega 3 é um tipo de gordura, enquadrado como ácido graxo polinsaturado, o que significa que possui em sua fórmula química a dupla ligação no terceiro carbono. Sua composição ainda se completa com o ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenoico (DHA).
Por isso tudo, o Ômega 3 está então no grupo das "gorduras do bem". Importante para o corpo humano, porém não é produzido por ele, por isso, para manter altos os níveis de Ômega 3 no organismo é preciso ingerir os alimentos que possuem a substância ou acrescentá-lo em cápsula como suplementação diária. Segue então, alguns dos benefícios do Ômega 3:
Bom para o coração: O Ômega 3 age de duas maneiras para proporcionar benefícios ao sistema cardiovascular. O EPA diminui as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um derrame ou infarto, e também reduz os níveis de triglicerídeos, outro tipo de gordura que é ruim para o organismo quando está elevada. Já o DHA ajuda a evitar arritmias cardíacas, estabilizando a atividade elétrica no coração.
Uma pesquisa envolveu 49 mil mulheres com idade média de 30 anos durante oito anos. Este estudo concluiu que as que raramente ou nunca ingeriam alimentos ricos em Ômega 3, demonstraram 50% mais problemas cardiovasculares do que aquelas que sempre consumiam o alimento.
Outra pesquisa feita com 22 mil homens concluiu que aqueles com maiores níveis de Ômega 3 no sangue tinham menor risco de morte súbita. Além disso, o estudo observou que pessoas idosas que consomem uma dose de Ômega 3 diariamente, têm 44% menos chances de sofrer um infarto.
Diminui o colesterol: Esses ácidos graxos modificam a composição química do sangue, provocando o aumento dos níveis do HDL (colesterol bom) e a redução dos níveis de LDL (colesterol ruim). Quando está em excesso, há o risco dele se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento levando a doenças cardiovasculares, como infarto, hipertensão e AVC.O Ômega 3 também consegue reduzir os níveis de triglicerídeos do sangue.  
Regula a pressão arterial: O ômega 3 é capaz de evitar a formação das placas de gordura e garantir a flexibilidade das veias e artérias, afastando o risco de doenças como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrames.

Agora que você já conhece todos os benefícios do ômega 3 para a sua vida e o que a falta dele pode representar, não deixe para amanhã, vá hoje mesmo a uma loja Mais Natural e acrescente Ômega 3 na sua alimentação diária. 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

09/11/2018   |
01/11/2018   |
26/10/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS