Domingo, 17 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1583
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Horários diferenciados na Copa

06/06/2014 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Nos dias de jogos da Seleção Brasileira, maioria do comércio e instituições deve
adotar horário diferenciado

No período de realização da Copa do Mundo é comum que algumas empresas, entidades e instituições alterem sua rotina de funcionamento devido aos jogos da Seleção Brasileira no Mundial. Em Três de Maio, haverá mudança na rotina de algumas instituições, conforme segue:

Comércio
Em contato com a direção dos supermercados de Três de Maio, a reportagem do Jornal Semanal apurou que nenhum terá alteração no horário de atendimento, ou seja, o atendimento será normal nos dias 12, 17 e 23 (datas dos jogos do Brasil pela fase classificatória).  Quanto ao comércio em geral, a ACI/Sindilojas informou que deixará a critério de cada empresa a decisão de manter o atendimento normal durante as partidas do Brasil ou dispensar seus funcionários.

Bancos
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), nos dias 12, 17 e 23, o horário de atendimento será das 8h30min às 12h30min, com exceção do Sicredi, que atenderá das 9h às 14h.

Escolas privadas e públicas
Conforme a direção da Setrem, Dom Hermeto e Cardeal Pacelli todos os alunos serão liberados entre uma hora e 30min antes dos jogos do Brasil. Já nas escolas Glória Veronese - CIEP, Castelo Branco, São Francisco e APAE, haverá aula normal durante os jogos da Seleção Brasileira.  
Segundo informação da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três de Maio, as EMEIs (Escolas de Educação Infantil) terão funcionamento normal. Já os alunos das escolas de Ensino Fundamental serão liberados às 15h30min. Na Setrem, nos dias 12 e 23 não haverá aula à noite, apenas uma atividade dirigida para alunos dos cursos técnicos e ensino superior.  No dia 17 o atendimento será até às 15h30min, com aula normal à noite. Os ônibus que saem do campus vão partir às 16h20min nos dias 12 e 23 e, no dia 17, às 15h20min.
Na  Fundação Educacional Machado de Assis - FEMA as mudanças de horário acontecerão, a princípio, nos dias 12, 17 e 23 de junho, nos quais a Seleção Brasileira entrará em campo. Nestes dias, a Instituição suspenderá as suas atividades acadêmicas e administrativas no turno da noite. Durante a tarde, funcionários e alunos serão liberados meia hora antes das partidas. Nos demais horários, nos jogos com seleções de outros países, as atividades serão normais. A única exceção será para os alunos da Educação Infantil, onde o atendimento será normal.
Repartições Públicas
Na Prefeitura Municipal de Três de Maio, o atendimento nos dias 12 e 23 será até as 16 horas e no dia 23 até as 17h . No Fórum de Três de Maio, o atendimento nos dias 12 e 23 de junho ocorrerá ininterruptamente das 8 às 15 horas. No dia 17 de junho será das 8 às 14 horas, também de forma ininterrupta.

Postos de Saúde
Segundo informação da Unidade Central de Sáude de Três de Maio, o serviço das unidades será mantido de forma normal durante a realização dos jogos do Brasil no Mundial.

Onde assistir aos jogos
Para quem quer ver os jogos em locais públicos e na companhia de muitos torcedores,   Moby Dick, Eba Eba, Amigo's Bar, Posto Fritsch e Posto Amigão confirmaram que vão transmitir as partidas.

Dispensa de empregados durante os jogos
É possível fazer a compensação de horas, para aqueles funcionários dispensados para assistir os jogos da copa. Conforme Súmula nº85 do Tribunal Superior do Trabalho, a compensação de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva.
Caberá ao empregador estabelecer, utilizando o bom senso, qual o melhor horário para ocorrer a dispensa dos empregados, ou ainda determinar que a paralisação da empresa perdure somente durante o horário do jogo, devendo os empregados retornarem após o término.
De outro lado, o empregado que não cumprir o acordo de compensação de horas ou faltar injustificadamente ao serviço nos dias de jogos, poderá sofrer descontos em salários, assim como no repouso semanal remunerado, ou ainda, em caso de reincidência, punição disciplinar, como advertência ou suspensão.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

01/11/2019   |
04/10/2019   |
07/06/2019   |
24/05/2019   |
01/03/2019   |
22/02/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS