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A importância de beber água no inverno

10/07/2014 - Por Yara Lampert
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O inverno faz cair não só a temperatura, mas também o consumo de água.
Entretanto, especialistas advertem: "embora ocorra a diminuição da sensação de sede,
a ingestão de água é de suma importância para o organismo".
O consumo de cerca de dois litros nesses dias mais frios é importante
para evitar problemas renais, doenças de pele e desidratação.


Por que beber água?
Se a hidratação não fosse importante, nosso corpo não seria constituído de 70% de água e nem os nossos órgãos de 50 a 90% de água também. Esta água presente em nosso corpo tem um papel fundamental, pois ajuda na hidratação, lubrificação, aquecimento corporal, na transportação de toxinas e na reposição de energias, entre outras inúmeras utilidades.
Para que esta hidratação funcione bem, devemos tomar alguns cuidados em relação à ingestão de água, como: não ingeri-la somente quando estivermos com sede, pois a sede já é um sinal de desidratação.
Por outro lado, não devemos exagerar na quantidade de ingestão de água, como por exemplo, tomar um litro de água de uma só vez. Para melhor absorção e benefício, devemos beber água aos poucos, tomando um copo de 200ml, por hora em que se estiver acordado, procurando, ao final do dia ter ingerido de dois a três litros de água.

Nada substitui a água
Se você mata a sua sede com refrigerantes, energéticos, sucos de fruta, isotônicos, bebidas dietéticas, além de estar ingerindo uma quantidade de conservantes e produtos químicos que o teu corpo tem dificuldade de eliminar, está ingerindo calorias extras, sódio e açúcar em excesso. Essas coisas que você está bebendo deixam o seu corpo com mais sede e lhe dão calorias extras, inclusive, mais necessidade de água.

Dicas para manter-se hidratada no inverno
Frutas - Como o melão, a melancia e a laranja;
Legumes e verduras - Como o chuchu, o pepino e a alface;
Sopas - Além de ter água, elas podem trazer outros nutrientes importantíssimos;
Chás - Principalmente os naturais, como os de camomila, erva-cidreira, erva-mate, etc.

Mantendo a boa forma no inverno
- Beba água;
- Friozinho e sopa é uma ótima combinação;
- Troque o chocolate quente tradicional pela versão light, com leite desnatado e achocolatado light;
- Substitua os doces com chantilly, creme de leite e leite condensado por doces a base de frutas;
- As massas com molhos brancos ou muito elaborados se tornam muito calóricas, portanto prefira massas com molho simples de tomate ou a bolonhesa;
- O consumo de saladas no frio é bem menor pelas pessoas, mas o grupo das verduras e legumes é essencial para o bom funcionamento do organismo;
- Consuma frutas todos os dias;
- Fracione sua alimentação, faça de 5 a 6 refeições por dia, não pule refeições, estabeleça horários, assim não irá extrapolar na próxima refeição e não sentirá fome durante o dia;
- Alimentos ricos em fibras proporcionam uma sensação de saciedade maior, por isso é interessante consumir nesta época em que sentimos mais fome, exemplos: pão integral, arroz integral, aveia, farelo de trigo, granola, etc;
- Coma devagar e em ambientes tranquilos, assim sentirá quando estiver satisfeito.;
- O consumo de bebida alcoólica costuma se elevar no frio, o que pode aumentar o consumo de calorias e consequentemente o peso, portanto moderação é fundamental;
- Passar o inverno e não degustar queijos e vinhos, não é justo, então siga a nossa dica: dê preferência pelo queijo branco, experimente acrescentar um pouco de azeite e orégano. O vinho tinto é uma opção saudável, pois tem propriedades antioxidantes que fazem bem à saúde;
- Não deixe de praticar exercícios! Não permita que o desânimo e a preguiça tomem conta de você, a prática de atividade física é importante para o seu corpo em qualquer época do ano.

Importante
Por mais que tenhamos o habito de tomar chás e, principalmente, o chimarrão, não adianta, se iludir, o efeito da hidratação não será o mesmo. A água possui sais minerais e outros nutrientes, que adicionados ao chá ou chimarrão, acabam perdendo essas propriedades.
Se você consome sal, cafeína, açúcar, sucos, bebidas alcoólicas, refrigerantes e chimarrão, você precisa de ainda mais água para se manter hidratado.

Fonte: www.entrevistavidaequalidade.com



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