Domingo, 15 de setembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1574
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

A Coluna do J

11/07/2014 - Por J Moraes
Tweet Compartilhar
A CHUVARADA que trouxe tantos transtornos  para mais de uma centena de municípios gaúchos, deixa mais uma vez a certeza  de que a maioria das comunidades não está preparada para enfrentar  essas intempéries. Devido a frequência com que esses fenômenos vem ocorrendo, os municípios mais suscetíveis deveriam ter uma estrutura para pelos menos proteger a população e minimizar os efeitos desses eventos climáticos.

OUTRA CONSEQUÊNCIA da chuvarada  é que atinge diretamente os municípios que ainda não tem acesso asfáltico. Em pleno  século 21,  cerca de  15% dos municípios gaúchos  sofrem pelo descaso de sucessivos governos. Estão abandonados  e quase falidos. O acesso a esses municípios que já é  difícil, com a chuvarada  fica quase impossível.  A gritaria dos prefeitos é geral. Mas solução que é bom nada.

EM ALGUNS municípios, como é o caso de São José do Inhacorá, o asfaltamento começou e andou, mas agora está parado, e o que foi feito está se deteriorando. É um fato comum que se repete em vários outros municípios. Obras inacabadas, dinheiro público jogado fora. Promessas de campanha não cumpridas. É um caso de política ou caso de polícia?

CANDIDATOS  à Assembleia Legislativa acreditam que com cerca de 20 mil votos conseguem uma vaga. Estão enganados.  Para garantir uma  vaga precisam de cerca de 40 mil votos. A  não ser que o partido tenha um grande puxador de votos.  Um desafio e tanto.  Os  que  já detém um mandato tem mais chance.   Já os  novos terão um caminho árduo. A renovação tão salutar para a democracia fica comprometida.
    
GRANDES supermercados ou  hiper mercados da região trazem uma nova  realidade. Estão  dificultando a sobrevivência dos estabelecimentos menores.  Os donos  de pequenos mercados  estão encontrando dificuldades para se manter. Muitos estão sucumbidos e encerrando as atividades.  E isso não é bom para a economia regional. Além disso, muitas vagas de emprego estão sendo perdidas.

PERDER da Alemanha era mais ou menos esperado, depois de termos passado aos trancos e barrancos por adversários menos qualificados. Não precisava ser  nenhum  especialista para chegar a essa conclusão.  O  que ninguém esperava era uma acachapante e vergonhosa goleada. 7 a 1 foi para enterrar definitivamente  Felipão, suas convicções e sua medíocre seleção.

BOM FINAL DE SEMANA, uma boa pescaria curtindo os sucessos da super banda Alemã Scorpions. 
 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

23/12/2016   |
16/12/2016   |
12/12/2016   |
02/12/2016   |
25/11/2016   |
18/11/2016   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS