Quinta-feira, 29 de junho de 2017
Ano XXIX - Edição 1462
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Dia de combate a Hepatite

25/07/2014 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Neste sábado, testes rápidos para  diagnóstico da doença e vacinação
serão disponibilizados à população três-maiense

Amanhã (26), a Secretaria de Saúde de Tres de Maio  desenvolverá  ação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais (28 de julho), com o slogan 'Fique sabendo: As Hepatites Virais podem estar onde você menos espera', colocando a disposição da população os testes rápidos para  diagnóstico de Hepatite B e C. Interessados  poderão dirigir-se a unidade Central de Saúde, no turno da manhã, entre 8h e 11h30min, na rua Casemiro Kochevitz, nº 161. Haverá também a vacina para a Hepatite B para as pessoas até 49 anos. A vacina para a Hepatite B continuará disponível nas Unidades de Saúde nos dias de atendimento, para pessoas de até 49 anos.

A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrirem que estão infectados. Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessa doença e suas graves consequências. Os testes para diagnosticar a doença estão disponíveis pelo SUS.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Três de Maio, Mirian Herath Rascovetzki, o objetivo no país é atingir cobertura vacinal superior a 90% e identificar os quase dois milhões de brasileiros que o Ministério da Saúde estima que estejam infectados pelos vírus B e C. "A Hepatite B e C são doenças infectocontagiosas e as pessoas infectadas funcionam como reservatórios do vírus, podendo ser um portador sintomático (com sintomas da doença) ou assintomático (sem sintomas da doença), passíveis de desenvolver o câncer de fígado (hepatocarcinoma). Por esta razão, é importante o diagnóstico precoce e tratamento imediato para o  controle da infecção viral", esclarece.


FOTO: ASSESSORIA COMUNICAÇÃO PREFEITURA TRÊS DE MAIO



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

02/06/2017   |
19/05/2017   |
13/04/2017   |
10/04/2017   |
24/03/2017   |
20/01/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS