Quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1533
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Casca da jabuticaba: combate o estresse, emagrece e previne alterações de próstata

04/08/2014 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
Segundo especialistas, a fruta, que cresce grudada aos troncos e ramos da jabuticabeira, possui vitaminas do complexo B e vitamina C. É rica em sais minerais, como o cálcio, fósforo e ferro.  A frutinha ainda possui a antocianina, um antioxidante poderoso que ajuda a combater o envelhecimento.

Como é rica em sais minerais e na poderosa antocianina, a casca da jabuticaba favorece a eliminação de moléculas de radicais livres, que são as responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e pelo estresse.

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou a eficácia da jabuticaba na prevenção e tratamento de algumas enfermidades, como o câncer de próstata. De acordo com a pesquisa, os compostos presentes na casca da Jabuticaba reduzem em até 50% a produção de células cancerígenas no organismo. É na casca, inclusive, que está a maior concentração de antocianinas.

As mudanças no estilo de vida da população na última década, tais como as alterações no hábito alimentar e o maior sedentarismo, levaram ao aumento da prevalência de doenças crônicas não-transmissíveis, entre as quais se destaca a obesidade. Essa se tornou um problema de saúde pública mundial, sendo responsável por grande parte dos casos de invalidez e mortes prematuras, tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento.

As farinhas especiais ou superfarinhas são ricas em fibras, um dos principais nutrientes no processo de emagrecimento. Elas são cada vez mais utilizadas no Brasil e a diversidade de farinhas encontradas também tem aumentado.

O consumo de alimentos ricos em fibras também tem aumentado no Brasil. Além de ajudar no processo de emagrecimento, o consumo de fibras favorece a redução do colesterol no sangue e outros benefícios naturalmente obtidos por meio do emagrecimento saudável.

A farinha da casca da jabuticaba é uma novidade entre as superfarinhas. Rica não somente em fibras e em outros nutrientes encontrados nesta fruta nativa brasileira, a farinha de Jabuticaba é preparada de forma que suas fibras, minerais e outros nutrientes sejam mantidos.

Na polpa de Jabuticaba encontramos ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, do complexo B, que auxilia na digestão e a eliminar toxinas. A casca de Jabuticaba possui o pigmento chamado antocianina responsável por sua cor forte que puxa para o roxo. Este pigmento é um potente antioxidante natural que ajuda o organismo a eliminar os radicais livres. Observa-se que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre as pessoas que consomem alimentos ricos neste pigmento encontrado na casca da Jabuticaba. Os antioxidantes também ajudam a estabilizar o nível de açúcar no sangue.

Você encontra a casca da jabuticaba em farinha, em cápsulas e em chá solúvel nas lojas Mais Natural.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

09/11/2018   |
01/11/2018   |
26/10/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS