Sábado, 17 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1533
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Aparecimento de doenças fúngicas do trigo exige monitoramento das lavouras

15/08/2014 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Entre as principais doenças, destacam-se a mancha foliar e a ferrugem

A alta umidade, aliada as temperaturas mais quentes da semana passada, afetou o desenvolvimento das lavouras de trigo, que ocupam uma área plantada de 11 mil hectares em Três de Maio.

Conforme o chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Leonardo Rustick, o resultado desta combinação foi o aparecimento de doenças fúngicas no cereal.

Diante disto, a Emater orienta   aos produtores rurais para que façam o monitoramento diário das lavouras. "Orientamos ao produtor para que não faça aplicações em demasia, em excesso, sem necessidade. Mas também para que não deixe ter perdas por não usar agrotóxico. Tem que usar de forma equilibrada, que vá assegurar o potencial produtivo da lavoura sem causar dano pelas doenças fúngicas", alerta.

Segundo Rustick, entre as principais doenças fúngicas que estão aparecendo destacam-se a mancha foliar e a ferrugem (que possui uma disseminação muito intensa).

O chefe do escritório da Emater avalia que o clima não está  favorável para a cultura. "O tempo ideal para o trigo é frio, seco e com vento, pois trata-se de uma cultura de inverno. Mas nós não tivemos um clima assim até agora. Tivemos muita umidade e calor, e pouco frio. E isso resulta em doenças fúngicas, por isso o produtor deve estar atento".

A Emater estima que os eventos climáticos dos últimos meses, incluindo as chuvaradas, devem causar uma redução na perspectiva de colheita. Esperava-se colher 2.700 kg por hectare (a média), e com as enxurradas e o atraso no plantio, hoje estima-se uma previsão de colheita de 2.600 kg por hectare.


FOTO: DIVULGAÇÃO EMATER TRÊS DE MAIO

Confira a matéria completa no jornal impresso




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

28/09/2018   |
27/07/2018   |
18/05/2018   |
27/04/2018   |
02/03/2018   |
14/07/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS