Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1487
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Psicossomática e a origem das doenças

26/09/2014 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
A doença é material ou psíquica?

A psicossomática é uma ciência interdisciplinar, que integra diversas especialidades da medicina e da psicologia, para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos, sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas. Também pode ser compreendido como "uma ideologia sobre a saúde". Para falar sobre este tema, dentro de um olhar da psicologia, a coluna traz uma entrevista com a psicóloga Arlete Salante (leia-se Consultoria Psicológica Individual, Consultoria Psicológica Empresarial).

"Quando a consciência não sabe o corpo conta... que instaurou-se
um modo de pensar, algumas escolhas ou um estilo de consciência
contraditória as leis do próprio existir.

Por isso, os modos mentais e as condutas sociais devem ser
 conforme as exigências da própria natureza de cada um,
 a fim de ter sanidade física e psíquica.
 Tanto os erros quanto os acertos pensados
e administrados modelam nosso corpo!"



"Quando a consciência não sabe o corpo conta...
que instaurou-se um modo de pensar, algumas escolhas
 ou um estilo de consciência contraditória
as leis do próprio existir.
Por isso, os modos mentais e as condutas sociais devem ser
conforme as exigências da própria natureza de cada um,
a fim de ter sanidade física e psíquica. Tanto os erros quanto
os acertos pensados e administrados modelam nosso corpo!"


   Com esta visão abre-se a compreensão da causa pelo qual adoecemos e sofremos.   Na ordem da natureza a doença não é prevista, nada inicia por acaso, órgãos e membros não estragam por excesso de uso. Conforme a natureza  há um ciclo biológico e então órgãos e membros podem sim acabar, diminuir, ficar senil e desaparecer. A doença não é uma consequência inata, ou seja, não é natural, não nasce como função do órgão. Mas aí você leitor pode já ter pensado: mas e a hereditariedade? Esta carga genética que nos constitui traz consigo probabilidades que poderão ser desenvolvidas ou não.


Psicossomática:
Medicina e Psicologia
Por psicossomática compreende-se que a causa de uma doença ou mal estar é de origem exclusivamente psíquica. Embora na experiência médica a doença ou mal estar é indagado a partir da análise do sintoma. Na história do desenvolvimento das ciências a medicina sofreu duras perseguições no passado. O profissionalismo que os médicos adquiriram são resultados de duras conquista por parte dos grandes cientistas. Porém, o excesso de perfeição científica somado à necessidade de distinção das diversas ciências acabou dividindo o ser humano em partes.

   É bom sempre lembrar que as competências do médico e do psicólogo são diferentes em objeto e método, assim, o psicólogo não pode substituir o médico e nem o médico pode substituir o psicólogo.

   O doente não quer a doença, mas quer o modo obstinado do seu ponto de vista. Neste sentido há uma cumplicidade do indivíduo com a doença, o mal estar, a perda, a desgraça, o fracasso. Na vida de cada um tudo é psicossomática porque parte da atitude psicológica individual: como constrói um amor, como conduz a empresa ou o trabalho, como administra seu dinheiro, que amigos escolhe, de que modo se alimenta, etc ., enfim,  daí resultam as consequências.

Análise e Autoconhecimento
   Se toda vez que houver algo que não nos agrada e, a partir daí, procurarmos analisar o princípio em nós mesmos encontraremos  um comportamento, uma atitude, uma escolha que constrói, muitas vezes dia após dia a própria frustração, de modo inconsciente.

   A ação psíquica pode mudar as coordenadas biológicas e alterá-las molecularmente.  A intervenção psicológica somente é possível se o paciente não se opõe. É preciso disponibilidade consciente e responsabilidade sobre a própria vida para chegar à solução que leva a cura. A psicologia está a serviço de quem compreende que pode ter mais da vida!






Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

08/12/2017   |
01/12/2017   |
24/11/2017   |
17/11/2017   |
10/11/2017   |
03/11/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS