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A importância da atividade física para a saúde

10/10/2014 - Por Yara Lampert
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As evidências estão aumentando e são mais convincentes do que nunca! Pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física. 

A atividade física não precisa ser exaustiva para ser benéfica e pessoas de todas as idades obtêm benefícios ao participar regularmente de atividade física moderada por dois, cinco ou mais dias da semana.

Atividade física também:
- Ajuda a controlar o peso corporal;
- Contribui para ossos, articulações e músculos sadios;
- Reduz o índice de quedas em idosos;
- Ajuda a aliviar a dor da artrite;
- Diminui os sintomas de ansiedade e depressão;
- Está associada a menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação.
   
Atividade física regular pode melhorar sua saúde e reduzir os riscos de morte prematura das seguintes formas:
- Reduz o risco de desenvolver doença das artérias coronárias.
- Reduz o risco de infarto.
- Reduz o risco de ter um segundo ataque cardíaco em pessoas que já tiveram um ataque.
- Diminui o colesterol total e os triglicerídeos, e eleva o bom colesterol HDL.
- Diminui o risco de desenvolver pressão alta.
- Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão.
- Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (não dependente de insulina).
- Reduz o risco de câncer de cólon.
- Ajudas as pessoas a conseguirem a manter um peso ideal.
- Reduz os sentimentos de depressão e ansiedade.
- Promove o bem-estar psicológico e reduz sentimentos de estresse.
- Ajuda a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis.
- Ajuda pessoas mais velhas a ficarem mais fortes e serem mais capazes de moverem-se sem cair ou ficar excessivamente cansadas.

A falta de atividade física pode prejudicar sua saúde?

Sim. Evidências mostram que pessoas que não praticam atividades físicas definitivamente não estão ajudando sua saúde e provavelmente a estão prejudicando. Quanto mais examinamos os riscos para a saúde associados à falta de atividade física, mais convencidos ficamos que pessoas que não praticam atividade física devem começar a se exercitar.

10 razões para fazer uma atividade física
1 - Tendência de inoculação de vários tipos de doenças orgânicas (pressão alta, diabetes e outras);
2 - Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia;
3 - Melhor força muscular;
4 - Estética corporal;
5 - Regulação do sono;
6 - Recuperação mais rápida dos esforços rotineiros;
7 - Autoimagem positiva;
8 - Maior autoconfiança;
9 - Regulação do humor,
10 - Sentimento frequente de recompensa.

Nível de prazer é fundamental
Outro fator que deve ser considerado fundamental é o nível de prazer que a pessoa usufrui praticando determinada atividade. O desenvolvimento do prazer certamente levará a pessoa (atleta ou praticante de exercícios físicos) a melhor suportar o processo de treinamentos, consequentemente um melhor rendimento será observado. A melhoria constante desse rendimento aumenta a percepção do nível de conquistas pessoais e leva a pessoa a obter um maior nível de fatores intrínsecos e extrínsecos da motivação.

O que fazer para ter uma ótima motivação?
Ter a clara percepção que seu esforço é produtivo. Ou seja, sua dedicação à atividade vale a pena;
Manter sempre uma ótima concentração na tarefa. Quanto melhor concentrado maior é a tendência de se manter motivado;
Estabelecer objetivos claros de desafios e compatíveis com a capacidade psicofísica pessoal;
Desenvolver autocontrole. Tanto no aspecto de controle da excitação emocional como no controle de execução da tarefa, em outras palavras dominar a exigência motora com calma.





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