Sábado, 21 de julho de 2018
Ano XXX - Edição 1516
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Colheita do trigo: produtividade abaixo do esperado

24/10/2014 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Emater orienta produtores que encaminharam pedido de Proagro para aguardarem a  vistoria do perito para posteriormente efetuar a colheita

Frustração total. Desta forma o agricultor Jorge Luís Ruaro, de Bela Vista, interior de Três de Maio, avalia o resultado das primeiras lavouras de trigo colhidas nesta semana na sua propriedade. A média de produtividade é de 10 sacas de triguilho por hectare. O triguilho é o trigo de baixa qualidade, geralmente destinado à elaboração de ração animal.

A frustração da safra está sendo causada principalmente pelas constantes chuvas durante o desenvolvimento da cultura, que comprometeu severamente a qualidade do cereal. "Plantei 40 hectares com trigo. Esperava colher mais de 2 mil quilos por hectare. Na safra passada, colhi em torno de 45 sacas por hectare, foi boa a produção. Este ano não vou colher nem 400 sacas de triguilho no total. E este não tem valor comercial", lamenta o agricultor.

Conforme Ruaro, a "sorte" é que metade da lavoura foi financiada. "A parte que eu financiei já foi vistoriada e espero ganhar o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária). Na outra parte, plantei por conta e perdi totalmente, porque não tem financiamento".

O produtor rural revela que a situação é preocupante. "Se a agricultura vai mal, a cidade vai mal também. Plantei para colher bem, caprichei, monitorei a lavoura, fiz quatro tratamentos, e, infelizmente, não adiantou nada. Mas essa situação é em vários municípios do Estado, porque choveu muito e outros produtores também estão tendo perdas".

Agora, a expectativa do agricultor é com relação à soja. "No começo de novembro vou plantar soja, esperando obter melhores resultados", alega.


FOTO: DIVULGAÇÃO EMATER

Confira a matéria completa no jornal impresso




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/05/2018   |
27/04/2018   |
02/03/2018   |
14/07/2017   |
23/06/2017   |
19/05/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS