Terça-feira, 17 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Psicologia na Prática

30/10/2014 - Por Arlete Salante
Tweet Compartilhar
"Os pequenos peixes na água nadam
tão bem quanto os grandes"


Você não nasceu para ser medíocre!

Desde que ouvi esta afirmação de um grande estudioso e profissional da psicologia compreendi muito sobre minha história e modo de educação familiar. Mais do que isso, com esta clareza pude buscar meu real lugar no mundo, pautado na minha força e com absoluta fidelidade ao meu projeto existencial. Porque a vida passa rápido demais para se perder tempo com o que não acrescenta nem agrega valor.
No site Significados.com.br MEDÍOCRE significa mediano, sofrível."É um adjetivo de dois gêneros que qualifica aquele ou aquilo que está na média entre dois termos de comparação, ou seja, que não é bom nem mau, que não é pequeno nem grande, etc. Por exemplo: "Um livro medíocre". A expressão medíocre é usada também para fazer referência àquele ou àquilo que tem pouco merecimento, que é ordinário, insignificante. irrelevante, vulgar."
Compreendendo que cada pessoa é única e traz competências e capacidades conforme a medida do seu projeto existencial, ficar medíocre=sofrível é uma escolha indigna e incompatível com ser humano.

Eu não nasci para ser medíocre! E você?

Cresci ouvindo que se quisesse aparecer deveria subir na torre da igreja... Esta e outras expressões ditas por adultos de referência para uma criança podem tolher sonhos e dar limites na autorrealização e no desenvolvimento das próprias competências. O contrário disso, o exagero de elogios e presentes sem motivo, ou ainda, atribuir "genialidade" às criança pela facilidade em aprender novas tecnologias, formam crianças e jovens com baixa tolerância à frustração e falta de persistência diante de obstáculos naturais no meio acadêmico ou profissional. Antes de tudo, é preciso potencializar a autenticidade das crianças.
E você leitor, quais seus mandatos internos? O que te coloca mediano e sofrível com todos os dons e talentos recebidos, porém não exibidos?!

Qual é o problema em ser medíocre?
O sofrimento, a autoimagem distorcida gera sofrimento psíquico. A frustração com a vida faz os hipercríticos. A forma negativa ou pessimista é geradora de críticas e falas ácidas, ou ainda, alimentam o hábito e a necessidade em falar negativamente de pessoas que se realizam ou buscam a autorrealização. É o complexo de inferioridade ativado pela falta de compreensão e amadurecimento dos próprios talentos.







Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/04/2016   |
08/04/2016   |
01/04/2016   |
24/03/2016   |
18/03/2016   |
11/03/2016   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS