Quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1533
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

A brincadeira como instrumento facilitador de aprendizagens

07/11/2014 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Joseane Ester Franch Viapiana de Lima*

As aprendizagens não são exclusividade do meio escolar, sendo que as crianças vivem em um ambiente social em que interagem com pessoas diferentes e fazem uso de muitos recursos para desenvolver conhecimentos. A infância é a fase em que há a construção da grande maioria das aprendizagens, dos valores, saberes e conhecimentos que serão levados e lembrados por toda a vida.

  Quando se é criança a atividade mais importante e mais desenvolvida é o brincar, seja com amigos, família ou com colegas de escola. A brincadeira seja livre ou orientada permite à criança participar de uma série de experiências e situações, que podem ser positivas ou negativas, que possibilitam às crianças desenvolver e construir conceitos e aprendizagens a partir do que ela vivenciou. De acordo com SANTOS (2008) o brincar é um fator importante para a socialização da criança, uma vez que brincando o ser humano se torna apto a viver numa ordem social, cultural e também simbólica.

  Como o brincar é uma atividade intrínseca das crianças, faz-se necessário e também muito útil uni-la às aprendizagens escolares, uma vez que o lúdico possibilita um maior contato e aproximação com o mundo infantil e o adulto ao utilizar-se de brincadeiras estará falando a mesma "língua" que as crianças, portanto estará entrando no seu mundo e aproveitando-se disso, conseguirá estimular a construção de aprendizagens contextualizadas e prazerosas.

  Assim sendo, o brincar possibilita às crianças esse contato direto com o conhecimento e as crianças aprendem muitas vezes sem mesmo darem-se conta de que a brincadeira tem o propósito educativo; Santos (2008, p. 80) já afirmava que o brincar "basicamente é o mais complexo dos processos educativos, pois influencia o intelecto, a parte emocional e o corpo da criança".
*Professora de Educação Infantil e Séries Iniciais




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

09/11/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |
28/09/2018   |
21/09/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS