Quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Ano XXIX - Edição 1470
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Bons exemplos na rede municipal de ensino

06/09/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
O Prêmio Gestão Escolar é uma avaliação de boas práticas em gestão escolar no qual participam escolas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e/ou ensino médio) das redes públicas estaduais/distrital e municipais, que realizam processo de autoavaliação e se destacam pela gestão.
No mês de agosto, o Comitê Estadual do Prêmio, após o período de avaliação de dossiês e visitas nas escolas, reuniu-se para definir a premiação da edição de 2012 em nível estadual.
Pelo segundo ano consecutivo, as escolas públicas da rede municipal de ensino de São José do Inhacorá foram finalistas do prêmio com destaque estadual e, este ano, a Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Crianca é a vencedora como Escola Referência Estadual em Gestão Escolar do RS e ainda, o destaque estadual em Educação Infantil.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa também foi premiada,  como Destaque em Gestão de Resultados, repetindo a premiação obtida no ano de 2011.

"O segredo não está em o que fazer, mas sim como fazer",
diretora da escola Paraíso da Criança, Sandra Reckziegel
A Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança está localizada no centro da cidade. Atualmente, atende 42 alunos do Berçário I e II, dos seis meses aos 2 anos incompletos; Maternal I, dos 2 anos a 3 anos incompletos e Maternal II, dos 3 anos a 4 anos incompletos. A diretora é Sandra Reckziegel e conta com três professoras, sete monitoras, auxiliar de serviços gerais, cozinheira e uma equipe multidiscilplinar composta de: assistente social,  dentista,  enfermeira,  fonoaudióloga,   médico,  nutricionista, pedagoga  e  psicóloga.
A missão do educandário é "Oferecer às crianças um espaço lúdico de socialização e produção do conhecimento através do cuidar, brincar e educar" e a Ação Pedagógica procura contextualizar de que forma se dá o processo pedagógico da escola como um todo. Segundo a diretora é a partir desta ação, com base em todas as demais considerações do Projeto Político Pedagógico que cada professora organiza os planos de trabalho e de aula, que são fundamentais para objetivar uma educação de qualidade.
Conforme Sandra, no turno da manhã a escola oferece as Oficinas Pedagógicas e no turno da tarde, é oferecida aula ministrada pela professora da turma.

Trabalho reconhecido
Ela explica que é o segundo ano que a escola participa deste Prêmio e no primeiro ano de participação a escola já teve seu trabalho reconhecido, recebendo Destaque Estadual em Educação Infantil. "Neste ano, o destaque se repete  mas a escola vai além, conquista o Título de Referência em Gestão Escolar".
Para a diretora, a implantação da cultura de autoavaliação da escola, que se deu a partir da participação no prêmio, proporcionou um novo olhar à equipe gestora, que conseguiu, já no ano de 2011, melhorar alguns aspectos que ainda estavam deficitários e que foram identificados.
Sandra revela que a elaboração do plano de melhoria com base no diagnóstico da realidade escolar, que nos moldes do Planejamento Estratégico contempla a FOFA- Fortalezas e Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, possibilitou a escola a partir da sua realidade traçar o seu ideal e sobretudo medir a distância entre um e outro. "Identificando as  fragilidades, conseguimos traçar um mapa com indicação de objetivos metas e ações com prazos e responsáveis pela sua realização".
Outro ponto positivo foi que o dossiê encaminhado à equipe avaliadora, que evidenciou a coerência entre a autoavaliação e o plano de melhorias, sendo possível encontrar a documentação comprobatória na escola. "Para legitimar as informações, a visita 'in loco', oportunizou aos avaliadores perceber que as ações pautadas no plano de melhorias condizem com as necessidades reais da instituição".
A diretora ressalta que o que vale frisar é que o segredo não está em o que fazer, mas sim como fazer.  De acordo com Sandra, a escola receberá o diploma de Destaque Estadual e o valor de R$ 6 mil. Ainda, a diretora foi contemplada com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos que acontecerá de 11 de outubro a 5 de novembro.

"Reafirmamos o reconhecimento como instituição pública com oferta de educação de qualidade",
diretora da Escola Rui Barbosa, Marta Dinkowski
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa está localizada no meio rural, na localidade de Santo Antônio do Inhacorá. Atualmente são 170 alunos matriculados  entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. A diretora é Marta Willers Dinkowski e a escola conta ainda com 14 professores, duas monitoras e três funcionárias.
Conforme Marta, a proposta pedagógica da escola está alicerçada na pedagogia de projetos, com ferramentas que vão da tela do computador ao cultivo de hortaliças na estufa da escola, as aulas são ministradas através de projetos interdisciplinares possibilitando a participação e envolvimento de todos os segmentos escolares, bem como, de parcerias que ajudam a sustentar as práticas de cooperação que são o alicerce de todo nosso trabalho..
A diretora atribui o Prêmio de Destaque Estadual em Gestão de Resultados Educacionais pelo desenvolvimento de atividades significativas e desafiadoras que incentiva o ler, escrever e resolver problemas. "A escola conseguiu reafirmar o seu compromisso com a aprendizagem de todos os alunos e o seu reconhecimento como instituição pública com oferta de educação de qualidade", declara.
Por outro lado, Marta enfatiza que a escola assegura a evasão e reprovação zero, e a diminuição significativa da distorção idade série, garantindo a aprovação com aprendizado de todos os alunos em todas as séries.
Para ela, toda a comunidade escolar sente-se orgulhosa por ter conquistado por dois anos consecutivos este prêmio. "Com certeza foi pelo comprometimento e o compromisso de todos que a escola chegou a estes resultados".

Prêmio Gestão Escolar:
Critérios avaliados

A autoavaliação da gestão escolar e a proposta de um plano de melhoria foram a base para a seleção das escolas premiadas em cada etapa. Pauta-se pelas seguintes dimensões:
Gestão Pedagógica: Abrange processos e práticas de gestão do trabalho pedagógico, orientados para assegurar o sucesso da aprendizagem dos estudantes, em consonância com o projeto pedagógico da escola.
Gestão de Resultados Educacionais: Abrange processos e práticas de gestão para a melhoria dos resultados de desempenho da  escola- rendimento, frequência e proficiência dos estudantes.
Gestão Participativa: Abrange processos e práticas que respondam ao princípio da gestão democrática do ensino público. São destacados como indicadores de qualidade: o planejamento e a avaliação.
Gestão de Pessoas: Abrange processos e práticas de gestão, visando ao envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e estudantes) com o projeto pedagógico da escola.
Gestão de Serviços e Recursos: Abrange processos e práticas eficientes e eficazes de gestão dos serviços de apoio, recursos físicos e financeiros.

SAIBA MAIS
O Prêmio Gestor Escolar (PGE) tem por objetivo estimular a melhoria dos processos de gestão, em busca de um objetivo maior: garantir uma educação de qualidade, direito fundamental de todos os alunos. Então, além de identificar boas práticas, o Prêmio busca fornecer instrumentos que auxiliem toda a comunidade escolar participante a melhorar sua gestão.
Ao efetivar sua adesão, a escola realiza uma reflexão coletiva que propicia novos olhares para a realidade; a descoberta de potenciais ainda não percebidos e a composição de forças inovadoras. Esse movimento torna possível rever, dinamizar e reconstruir aspectos do ambiente escolar e com isso, todos são beneficiados, principalmente os alunos.
O prêmio consiste em a escola fazer uma avaliação de tudo que é desenvolvido e a partir daí montar um dossiê comprovando este trabalho, e  sobretudo identificando as possibilidades e fragilidades da escola. A partir disso, elabora-se um plano de melhoria com definição de objetivos, metas, ações e responsabilidades.

As conquistas:
Referência Estadual em Gestão Escolar: Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança - São José do Inhacorá.
Destaque Estadual em Educação Infantil: Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança - São José do Inhacorá.
Destaque Gestão de Resultados: Escola Municipal Rui Barbosa - São José do Inhacorá.

Legenda da foto: Escola de Educação Infantil Paraíso da Criança atende 42 alunos, dos seis meses aos 4 anos incompletos, do Berçário I ao Maternal II



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

30/06/2017   |
23/09/2016   |
05/02/2016   |
04/12/2015   |
30/10/2015   |
19/06/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS