Sábado, 18 de agosto de 2018
Ano XXX - Edição 1520
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

LICOPENO + SELÊNIO ajudam a prevenir câncer de próstata

21/11/2014 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino situada na base da bexiga, dentro da qual passa a uretra, por onde sai a urina. Segundo o INCA, estima-se para o Brasil um risco de 52 novos casos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais frequente em todas as regiões do Brasil. Mais do que qualquer outro tipo de câncer, este é considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, a cura é superior a 90%. Entretanto, no Brasil, é o quarto tumor responsável por mortes por câncer. 

Na grande maioria dos casos os sintomas só aparecem tardiamente na evolução da doença. Daí a importância de se fazer a prevenção e avaliação para diagnóstico precoce, descobrindo a doença antes de se ter sintomas.

O diagnóstico do câncer de próstata consta de palpação digital da próstata (toque retal), da dosagem no sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) e do exame de imagem da próstata (ultrassonografia, ressonância magnética). O PSA é uma substância produzida pela próstata que aumenta quando ela está doente. A presença de alteração do PSA não quer dizer que se trate de câncer, pois existem outras doenças que também levam a um aumento, entretanto, é um importante orientador para outras investigações. Estas medidas devem ser iniciadas aos 40 anos. Uma alimentação com base em gordura animal e carne vermelha tem sido associada ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Já uma dieta rica em vegetais, selênio, vitaminas D e E, Licopeno e ômega 3, tem indicado proteção para o desenvolvimento desta neoplasia. Alguns estudos apontam a obesidade como fator de risco para a mortalidade por câncer de próstata.

O Licopeno colabora para a prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares, atua como poderoso antioxidante, ou seja, neutraliza radicais livres, agentes produzidos em excesso pelo nosso corpo que provocam o envelhecimento celular. O Licopeno é uma das substâncias fitoquímicas que apresenta propriedades anticancerígenas. É duas vezes mais potente que o betacaroteno para neutralizar a ação do "oxigênio singleto", o pior radical livre causador de câncer.

A ingestão de alimentos ricos em Selênio ou administração de suplementos deste, podem reduzir o risco de câncer de próstata, principalmente pelo fato do nível de Selênio no sangue diminuir com a idade. 

Previna-se você também acrescentando Licopeno + Selênio na sua alimentação diária.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

10/08/2018   |
03/08/2018   |
20/07/2018   |
13/07/2018   |
06/07/2018   |
29/06/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS