Sábado, 17 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1533
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

As mídias no processo de aprendizagem

21/11/2014 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
*Tarlene Iara Runke

Em meio a tantas inovações ao alcance de nossos alunos cabe a nós educadores proporcionar momentos de aprendizagem com o uso das mídias, ferramentas essas que só tendem a facilitar tanto a comunicação como o desenvolvimento do conhecimento

Pensando nas mudanças tecnológicas, não podemos ignorar nosso aluno. Devemos pensar de maneira significativa diante do ser e do saber, as quais nossos alunos estão instigados em busca da pesquisa de forma rápida, e muitas vezes inacabada. Devido a essa realidade nós educadores temos a missão de mediar o ensino aprendizagem diante da realidade em que o aluno está inserido.

As diversas mídias atualmente disponíveis necessitam muitas vezes de auxilio para que os fatos nelas descritos sejam coerentes e favoreçam o desenvolvimento social. Para isso, nossos alunos, bem como toda a comunidade escolar, deverá saber de forma consciente interpretar e analisar qual será a melhor forma de uso da informação, tudo isso favorecido pelo ato da leitura.

Cabe salientar que as mídias devem estar presentes no contexto escolar, fazendo parte da metodologia de trabalho do educador, como parte do currículo e que com suas tantas contribuições auxiliam e facilitam o trabalho educativo, contribuindo para o desenvolvimento da educação com recursos que estão disponíveis nas escolas. . Assim  Moran destaca:

A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens,
desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão
e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos,
mais progressistas e participativos das tecnologias que facilitem
a educação dos indivíduos (MORAN, 2000, p. 36).

 

As mídias são ferramentas que ajudam a desenvolver habilidades e aprendizagens de um jeito prático e atraente aos olhos do aluno, gerando conhecimento de uma forma diferenciada. Mas que devem ser melhor aproveitadas, no propósito de uma educação que instiga o aluno à procura do saber e o motiva a aprender e descobrir novas fontes de  conhecimento.

É essencial ressaltar que cada vez mais vão surgindo novas tecnologias que contribuem no processo de aprendizagem, e o educador como mediador do conhecimento deve prover destas tecnologias para trabalhar os conhecimentos de novas formas, oferecendo os recursos disponíveis que auxiliam na busca do conhecimento.

Portanto, é essencial apresentar as mídias em sala de aula como um elemento prazeroso de aprendizagem, indo ao encontro do conhecimento, para que dessa maneira o aluno possa sentir o quanto esta é importante para o processo de aprendizagem, e utilizando as mídias com recursos que contribuem para uma prática significativa e motivadora do conhecimento. 

É essencial que o educador use da criatividade para criar novos métodos de trabalho, instigando assim o aluno em busca do saber. As mídias podem ser a ferramenta para outras aprendizagens, logo tem papel essencial no desenvolvimento do aluno. Explorar os recursos tecnológicos existentes e utilizá-los é uma forma de fazer descobertas na aprendizagem.

*Pedagoga, Professora Estadual, Pós Graduada em Mídias na Educação.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

09/11/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |
28/09/2018   |
21/09/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS