Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1487
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

O tema central desta edição é espiritismo - com Jorge Maurício da Silva,

06/09/2012 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Espiritismo
O tema central desta edição é espiritismo, para falar sobre o assunto, a entrevista é com Jorge Maurício da Silva, casado e pai de duas filhas. Jorge está no movimento espírita desde 2002, é trabalhador da Sociedade Espírita Caminho de Damasco - Santa Rosa desde 2005. Atualmente ocupa o cargo de presidente, faz palestras, é facilitador de grupos e um grande estudioso do espiritismo.


O que é espiritismo?
"É uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal". (Alan Kardec: O que é o espiritismo)

Como ele se manifesta?

O espiritismo se apresenta sob três aspectos: 1º) científico: concernente às manifestações dos espíritos; 2º) filosófico: em relação aos princípios, inclusive morais, em que se assenta a sua doutrina e 3º) religioso: relativo à aplicação desses princípios.

Como podemos classificar o espiritismo, crença, doutrina, religião?
"O espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista(...) Mas não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem templos e que, entre seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo sacerdote..." ( Alan Kardec: Obras Póstumas)

Qual a maior missão do espiritismo?

O espiritismo veio a lume em 18 de abril de 1857, com a publicação de 'O Livro dos Espíritos', com a missão de esclarecer e consolar todos nós, retirando do Cristianismo todo misticismo e ritualismo desnecessário, cumprindo a promessa de Jesus de nos enviar outro consolador conforme consta no evangelho de João 14:15 a 17 e 26.

Tempos atrás, poucas pessoas manifestavam que eram espíritas. Significa que está mais desmistificado?

Creio que sim. Felizmente hoje temos mais espaço nos meios de comunicação, e estamos conseguindo expor que o espiritismo é essencialmente cristão, temos em 'O Evangelho Segundo o Espiritismo' toda a moral de Jesus à luz da doutrina espírita e também aos poucos deixa de ser confundido com outras filosofias e religiões espiritualistas, porém, não espíritas. Portanto, para que alguém possa realizar crítica séria sobre qualquer assunto necessita de conhecimento daquilo que se quer falar.

Como são classificadas as hierarquias no espiritismo (centros)?
Não há hierarquia no movimento espírita, existem federações estaduais e uniões municipais que orientam, mas cada centro espírita tem sua rotina própria, que deve ser regida por um estatuto e regimento interno, conforme prescreve o código civil brasileiro.

Qual a diferença de um Centro Espírita federado e não federado?
Um centro espírita federado tem direito a participar de votações de interesse do movimento espírita de sua região e até do país, como eleição de diretoria, mudança nos estatutos e estará colaborando com relatórios anuais, sempre visando melhores ações de divulgação doutrinária.

O espiritismo tem crescido muito. A que atribui?
Diria Francisco Cândido Xavier - "é saudade de Jesus"; vivemos dias de solidão apesar de termos atingindo sete bilhões de habitantes no planeta. O materialismo não traz alívio a ninguém que esteja sofrendo, o desenvolvimento intelectual do homem e mulher moderno não admite mais certas explicações irracionais e mistérios insondáveis. Esta sede de dias melhores faz com que procuremos consolo e verdade. "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará", Jo 8:32

Mediunidade está relacionada ao espiritismo?
Cabe conceituar mediunidade como a capacidade de sentir a influência dos espíritos, portanto, não sendo de domínio da Doutrina Espírita, ela se apresenta em todos os locais, desde os mais remotos tempos, inclusive na Bíblia. Contudo o codificador da Doutrina Espírita Alan Kardec ( pseudônimo do professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail) é quem estuda de maneira metódica e científica os fenômenos mediúnicos chamados de fenômenos das mesas girantes, comuns na segunda metade do século XIX, publicando em 1861 'O Livro dos Médiuns', maior manual até hoje encontrado sobre o assunto, servindo de guia seguro para quem quiser entrar em contato com o mundo dos espíritos.

Os Centros Espíritas desenvolvem trabalhos sociais. Como e onde isso acontece?

Cada centro tem liberdade de executar seus trabalhos. Na Sociedade Espírita Caminho de Damasco, temos oficinas de artesanato todas às quintas-feiras das 13h30min até às 17 horas, distribuição mensal de aproximadamente 40 cestas básicas, e também doação de roupas e calçados. Com campanha permanente de arrecadação. Existem, é claro, muitas outras instituições com trabalhos semelhantes e também alguns com tarefas bem maiores, como por exemplo, a Mansão do Caminho, fundada pelo médium Divaldo Pereira Franco.

Dentro do espiritismo o que é passe e quem pode fazê-lo?
O passe na casa espírita é a imposição das mãos, como fazia Jesus, onde se transmite energia psíquicas e espirituais à pessoa que necessitar. O aplicador de passes é uma pessoa previamente preparada através de curso e que tem a obrigação de esforçar-se por melhorar a sua conduta moral a cada dia.

Onde e quando acontecem as reuniões? Não espirítas podem participar?

Nossas atividades são: palestra pública e passes as terças, às 20 horas e domingos 9h30min; estudo da doutrina nas quintas às 19h45min e sábados 14 horas; evangelização infanto-juvenil nos sábados 14 horas; atendimento fraterno pelo diálogo nas terças 19 horas. Nosso endereço é Rua São Francisco 274, Centro - Santa Rosa.  
Todos os eventos e horários poderão ser encontrados no site www.caminhodedamasco.com. Qualquer pessoa pode participar. O espiritismo não tem intenção de tornar ninguém espírita, apenas queremos divulgar os princípios de Amor ensinados por Jesus Cristo, conforme os ensinamentos que os espíritos transmitiram a Alan Kardec.

Qual sua mensagem final aos nossos leitores?
Se acreditas realmente que Deus é Amor, conforme nos disse o evangelista João, e que és tu filho Dele, liberes esta chama Divina que existe em ti. Amarmo-nos está é a lei. Como fazer? Iniciemos pela CARIDADE porque FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

08/12/2017   |
01/12/2017   |
24/11/2017   |
17/11/2017   |
10/11/2017   |
03/11/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS