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Prática de atividades físicas nos fins de semana - frequência de lesões em praticantes amadores de futebol

28/11/2014 - Por Jornal Semanal
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Vinicius Rockenbach*

Antigamente, quase não havia estímulo para que as crianças praticassem atividades físicas, por que não era necessário, elas brincavam, corriam e jogavam futebol, quase todos os dias, nas escolas e também muitas vezes fora do horário escolar.

Assim, como o tempo vai passando as responsabilidades aumentam, e muitas vezes por falta de tempo acabam deixando qualquer prática de lado, restando somente os fins de semana, que se torna o único dia livre, para a prática de atividades físicas.

Na maioria dos casos, os praticantes de fins de semana são homens, que aproveitam o sábado à tarde ou domingo, para relaxar e se divertir praticando exercícios com os amigos ou aquela famosa "pelada", assim chamados os jogos de futebol amadores. Grande parte destes atletas amadores só possui essa prática de exercícios durante toda a semana e não possuem um bom preparo físico para jogar intensamente, mas isso acontece pela falta da prática de atividades físicas durante a semana, como a caminhada ou corrida de baixa intensidade, por exemplo, mas que devido ao pouco tempo livre acabam não praticando.

Isto é algo realmente preocupante, pois pode causar inúmeras lesões graves, como torções, estiramentos de músculos, principalmente nos membros inferiores, que são mais usados nesse tipo de exercícios. Além de grande parte destes praticantes estarem acima do peso ou despreparadas fisicamente, assim tendo maiores chances de sofrer um ataque cardíaco entre outras lesões. Tudo isso pode acontecer devido à intensidade do exercício e a inatividade dos indivíduos.

As práticas de exercícios físicos de baixa intensidade devem ocorrer para melhorar o condicionamento físico para que o indivíduo esteja mais preparado para uma prática de alta intensidade durante os fins de semana, para que este não seja o único exercício da semana, como ocorre para muitos hoje.

Seria ideal que o praticante fizesse exercícios no decorrer da semana para melhorar sua capacidade respiratória, sua resistência física, além de dar ao indivíduo uma preparação muscular para que a prática intensa do futebol do fim de semana não lhe deixe com dores até dois dias depois, e que lhe previna de lesões decorrentes da prática.

Estas lesões que podem ser ocasionadas pelos mais diversos motivos, fazem com que esses praticantes de atividade física, acabem tendo que dar certa trégua da prática por bastante tempo, ou até mesmo não consiga voltar as suas atividades físicas normais, sendo muito prejudicial para a saúde, pois aquela prática tinha certa importância para o corpo daquele indivíduo.

Além de praticar exercícios, é importante realizar o aquecimento, pois este é um aviso prévio para o corpo que em breve realizará exercícios físicos, fazendo com que o corpo aumente sua frequência cardíaca mandando mais sangue aos músculos, assim pode prevenir lesões. E após a prática do exercício, é de suma importância efetuar alongamentos dos membros inferiores e superiores, visto que o alongamento auxilia para que os músculos relaxem ajudando a reduzir a frequência cardíaca.

Portanto, para se manter ativo e com a saúde em dia procure um orientador físico e comece já a se exercitar, não importa qual a forma e o tipo de exercício.

*Acadêmico da UNIJUI - Componente Curricular -
Atividade Física e Promoção da Saúde II





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