Domingo, 19 de novembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1484
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Você sabe como usar um extintor de incêndio numa emergência?

30/01/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Quatro tipos de extintores estão disponíveis no mercado: A, BC, CO2 e ABC. A indicação de um ou outro tipo deve ser de acordo com o material combustível existente no local a ser protegido. Usar o tipo não indicado pode propagar o fogo e causar danos inimagináveis

Mesmo adiada, a obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio do tipo ABC nos veículos do país, em substituição ao BC, despertou questionamentos sobre a utilização correta e para quais situações servem cada tipo de extintor de incêndio disponível no mercado, que são: A (água pressurizada), BC (bicarbonato de sódio), CO2 (dióxido de carbono) e ABC.

Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Três de Maio, 1º Sargento Marcos Antônio Ferreira Barreto, a indicação de um ou outro tipo de extintor de incêndio deve ser de acordo com o tipo de material combustível existente no local a ser protegido, sendo que o tipo de extintor e sua capacidade extintora devem ser projetados por um engenheiro quando da elaboração do PPCI (Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios). "Residências exclusivamente unifamiliares, localizadas no pavimento superior (até dois pavimentos), pavimento térreo e subsolo de edificações mistas (residencial/comercial) não são obrigadas por lei a apresentarem PPCI, logicamente não são obrigadas a instalarem nenhuma medida de segurança. Além disso, não existe um tipo de extintor recomendado para comércio ou indústria, a recomendação é em razão do tipo de material combustível existente no local", esclarece.



Confira a matéria completa no jornal impresso






Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/09/2017   |
08/09/2017   |
09/06/2017   |
06/05/2017   |
07/04/2017   |
31/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS