Quarta-feira, 19 de setembro de 2018
Ano XXX - Edição 1525
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Produtor deve ficar atento ao controle das pragas nas lavouras de soja

06/02/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
De difícil controle, a lagarta falsa medideira deve ser combatida para evitar prejuízos na produtividade, assim como a ferrugem asiática

O clima benéfico contribui para um bom desenvolvimento da cultura da soja no Rio Grande do Sul, mas, ao mesmo tempo, a combinação entre a umidade e as altas temperaturas traz um alerta aos produtores gaúchos. O momento exige monitoramento de pragas e doenças, principalmente lagartas, que vêm trazendo preocupações aos agricultores.

Em Três de Maio, as lavouras de soja ocupam 25 mil hectares. Destes, 25% encontram-se em desenvolvimento vegetativo, 68% em florescimento e 7% em enchimento de grãos, conforme o chefe do Escritório Municipal da Emater, Leonardo Rustick.
No município, a incidência de pragas nas lavouras de soja é semelhante as demais áreas cultivadas com a oleaginosa no Estado. "Alguns produtores estão enfrentando dificuldades no controle de pragas, principalmente as lagartas, que estão mais resistentes. Um exemplo é a falsa medideira, que não está tendo um controle eficaz", informa.

Aplicaçáo de inseticida deve ser feita no
período certo

Para combater a falsa medideira, a recomendação da Emater é evitar aplicar inseticida nas horas mais quentes do dia. "A aplicação deve ser nos períodos com temperaturas mais amenas, principalmente à noite,  quando a praga fica na superfície da planta", explica.

Outra dica é utilizar produtos específicos para o controle da praga e seguir as recomendações técnicas para aplicação, desde a calibragem adequada do pulverizador, bem como fazer essas pulverizações nas horas de temperaturas mais amenas.



Foto: Nas lavouras de soja não é difícil encontrar os prejuízos deixados pela lagarta falsa medideira.
As folhas ficam esburacadas e as vagens danificadas


FOTO:DIVULGAÇÃO

Confira a matéria completa no jornal impresso




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

27/07/2018   |
18/05/2018   |
27/04/2018   |
02/03/2018   |
14/07/2017   |
23/06/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS