Quinta-feira, 27 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Mudanças no trânsito trazem melhorias

13/03/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Mudanças nas principais vias da cidade trazem melhorias no trânsito

Motoristas devem ficar atentos às mudanças e respeitar placas e leis de trânsito
No último ano, a Avenida Uruguai e parte da Avenida Santa Rosa,  principais vias de Três de Maio receberam novo recapeamento asfáltico. Por muito tempo, as péssimas condições das vias eram  motivo de reclamação para motoristas e pedestres. Porém, com as mudanças dos últimos meses, muita coisa está diferente no trânsito da cidade.

O novo recapeamento asfáltico exigiu também, uma nova e melhorada sinalização, para promover maior segurança para a população. Além disso, mudanças foram feitas nos estacionamentos, aumentando o número de vagas para veículos, assim como a instalação de lombadas na Avenida Santa Rosa.

Para conhecimento de motoristas e pedestres
O trânsito é algo que enfrentamos todos os dias, e por muitas vezes nos deparamos com situações que nos deixam na dúvida sobre como agir. A reportagem do jornal Semanal entrou em contato com o Tenente Celito Eduardo Albuquerque, da Brigada Militar, para esclarecer algumas questões:

De quem é a preferência na hora de entrar e sair
da garagem ou estacionamento?
A preferência é sempre do pedestre. O motorista deve respeitar o tempo  que o pedestre estiver atravessando este  espaço, além de  ter  todo cuidado na hora de entrar ou sair da garagem, estacionamento, ect.


Veículos nas esquinas ou obstruindo a visão:
Nenhum veículo pode estacionar a menos de cinco metros das esquinas ou onde há faixa amarela. Quem fizer isso estará cometendo uma infração de trânsito. Veículos maiores, como caminhões, devem ter cuidado maior, para não criar obstáculos para a visão de outros motoristas.

Motociclistas que utilizam vagas de carros:
Não é proibido uma moto parar em uma vaga destinada a outros veículos se não existe uma sinalização que especifique isso. Não há infração. Isso é mais uma questão de conscientização por parte dos motociclistas.

FAIXA DE SEGURANÇA
Parar o veículo em cima da faixa
de segurança:
O motorista deve parar o  veículo antes da  linha de retenção da faixa de segurança.  Quando o pedestre já  iniciou a travessia na faixa,  o veículo não deve avançar, colocando o pedestre em risco.  Deixar de dar a vez ao pedestre é infração gravíssima com 7 pontos. Se a faixa  está colocada na esquina, sem este espaço, ela está mal posicionada e deve ser revista.
Uma dica para um trânsito mais seguro é, quando o motorista se aproximar da faixa de segurança, reduza a velocidade e redobre a atenção. Outra dica é dar alguns toques de advertência pisando levemente no freio para avisar o motorista de trás a sua intenção de parar para o pedestre atravessar na faixa.

Travessia de pedestre é na faixa de segurança:
A travessia do pedestre sempre deve ser feita na faixa de segurança, mas antes de iniciar a travessia,  deve ter certeza de que o motorista percebeu a sua presença. Uma dica é levantar o braço para pedir passagem e só iniciar a travessia quando todos os veículos estiverem parados. "Não atravesse a via muito rápido, nem muito lentamente, e sempre olhe para os dois lados. Isso evita que um carro na contramão te surpreenda, ou até mesmo um ciclista pedalando na direção contrária dos carros", alerta o tenente.
A legislação brasileira inclusive  prevê multa para o pedestre que cruza a via fora da faixa de segurança, estando a 50 metros ou menos dela.

FOTO: ANDERSON BAUER

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

07/04/2017   |
07/04/2017   |
07/04/2017   |
24/03/2017   |
17/03/2017   |
10/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS