Quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1533
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Muito além da pele: Colágeno é essencial para articulações

24/04/2015 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
O colágeno é uma proteína de absorção rápida, que já existe no nosso organismo, e é responsável pela formação das fibras que ligam e sustentam os tecidos. Com o passar dos anos, o colágeno é perdido e não reposto adequadamente e, por isso, o consumo do colágeno hidrolisado pode ser uma maneira de retardar a sua deficiência e consequências da falta do mesmo no organismo.

Muito se fala sobre o colágeno quando o assunto é ter uma pele viçosa, firme, saudável. Por ser uma proteína, ele ajuda no fortalecimento do cabelo e unhas, podendo ajudar os fios a crescerem mais rápido e com força. De fato, ele é essencial para a jovialidade da pele, mas o colágeno também é imprescindível para uma boa qualidade de vida, já que é fundamental para a saúde das articulações e tendões. Ele é uma proteína fundamental para as células de renovação rápida, como pele, cabelos, unhas e articulações. Além disso, faz parte da proteção que os ossos têm para evitar o impacto.

O colágeno também constitui os tendões, a ponta do nariz, os ossos e a conexão entre as costelas torácicas anteriores. Os discos intervertebrais e uma das camadas das artérias são, ainda, formados por um tipo especial dessa proteína, chamado elastina. Por fim, o humor vítreo, substância ocular que preenche a área entre o cristalino e a retina e também músculos que revestem órgãos como o intestino, também conta com o colágeno em sua composição.  

O colágeno não engorda. Ele é uma proteína, e tem calorias, mas sozinho não vai engordar. O lado bom da história é que o colágeno ajuda a tirar a fome então, quem toma colágeno frequentemente emagrece.

A partir dos 30 anos de idade, nossa fábrica celular de colágeno desacelera cerca de 1% ao ano. E a situação se agrava para o time feminino após a menopausa. Os ovários deixam de liberar o hormônio estrogênio, que estimulava a síntese de colágeno a pleno vapor. Por isso, sua produção despenca, em média, 30% nos primeiros cinco anos dessa fase e, depois dela, uns 2% anualmente. 

Então se você ainda não começou, a hora é agora, acrescente Colágeno Hidrolisado na sua alimentação diária!





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

09/11/2018   |
01/11/2018   |
26/10/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS