Quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Ano XXIX - Edição 1471
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

UNHAS - Mitos e Verdades

21/09/2012 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Unhas curtas ou compridas, nas cores claras ou escuras. Clássicas, discretas, coloridas, estilosas ou decoradas. Qual é a mulher que não gosta de uma unha bonita e bem feita? Composta por queratina, as unhas têm uma importante função no organismo, além de favorecer a manipulação de objetos.
A verdade é que, as unhas vão além da boa aparência, elas necessitam de cuidados com a sua saúde. Para falar dos cuidados que se deve ter com as unhas, a colunista entrevistou a equipe de manicures e pedicures do Centro da Beleza: Cris, Lisi e Kátia.
Acompanhe a entrevista:

Tirar ou não as cutículas?

Depende. O correto seria não tirar. Quem não tira é porque realmente não precisa, simplesmente não tem cutículas, mas a maioria tira porque  tem. A retirada das cutículas deixa o aspecto e o acabamento das unhas muito melhor.

Quais os cuidados necessários para tirar as cutículas?
Além da completa higienização e esterilização do material, deve se ter cuidado para não ferir, pois isso pode ser uma porta de entrada para infecções por bactérias e fungos. Além disso, a cutícula pode se tornar espessa e ressecada. Por isso o ideal é usar creme hidratante nas mãos, massageando sobre as unhas e cutículas, retirando somente o excesso da cutícula, com muito cuidado.

O que fazer quando percebe-se alguma alergia ou ferida em volta das unhas depois de fazer as unhas?

Se a mulher perceber vermelhidão, descamação, edema ou secreção na pele ao redor das unhas, ela deve procurar a podóloga ou dermatologista. Esses sinais podem ser de alergia ou de alguma infecção. É importante o diagnóstico correto para o tratamento adequado.

O que é mais recomendado, ter o seu próprio kit de unhas ou usar o material do salão?
O ideal é ter seu próprio kit. Para aquelas que optam em não ter, devem observar bem o material do salão, que deve ser esterilizado e higienizado. O importante é ter confiança e segurança total, por isso a necessidade da correta esterilização.

Existe um jeito correto de cortar as unhas? O que fazer quando a unha encravar?
As unhas devem ser cortadas preservando os cantos; em ângulo reto para evitar o encravamento. Se a unha encravar, procure um podólogo.

É necessário passar a base antes do esmalte?
 Sim, porque a base dá uma preparação pra unha receber o esmalte. Ainda mais se for um esmalte vermelho ou escuro, que costuma amarelar as unhas. Aí entra a base, que as protege.

Esmalte de cor escura fortalece ou ajuda no crescimento da unha?

 Não existe nenhuma comprovação científica de que isto seja verdade. Porém, com anos de experiência, nota-se que as unhas ficam mais fortalecidas.

Unhas postiças podem fazer mal para as unhas?

De certa forma, sim. Corre-se o grande risco na alteração da coloração e pode se ter grande alergia na unha em função da cola.

Produtos de limpeza podem descamar ou enfraquecer as unhas?

 Sim. Estes produtos podem ressecá-las, deixando-as quebradiças e trazer muitos incômodos, além de tirar o brilho dos esmaltes.


O excesso de esmalte pode danificar as unhas e deixá-las amareladas?
Sim, isso pode deixa-las frágeis. O correto é deixar pelo menos um dia as unhas sem esmaltes. Neste período, (elas descansam), e ficam mais fortalecidas para receber a próxima esmaltação.  Para tudo é necessário o equilíbrio.

Spray ou óleo secante, o que é melhor?

Algumas acreditam que o uso do spray pode causar pequenas bolhas de ar nas unhas, comprometendo a qualidade da pintura. Com a experiência de anos, indicamos
o óleo secante.

Quais as dicas para ter as unhas bonitas por mais tempo?

Usar um bom esmalte, uma base extra brilho por cima da esmaltação e usar uma luva para proteção, quando for realizar um trabalho doméstico ou com água.

Quanto às unhas decoradas e plush, o que podem falar sobre elas?
Elas estão em alta. Mas vai do gosto de cada uma. São uma obra de arte.

As cores dos esmaltes de unhas seguem tendências? Quais as cores em alta?
A mídia em geral dita moda. No caso dos esmaltes  as cores também estão presentes. Estão em alta são as cores fortes e vibrantes como: coral, laranja, vermelho, azul , verde, rosa pink, roxo, muito brilho e a filha única, que consiste em uma unha pintada de cor diferente das demais.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

18/08/2017   |
11/08/2017   |
04/08/2017   |
28/07/2017   |
21/07/2017   |
14/07/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS