Domingo, 16 de dezembro de 2018
Ano XXX - Edição 1537
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Chia: A semente do momento

15/05/2015 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
Apesar de parecer uma novidade revolucionária, a chia é consumida há muito tempo em países como México e Guatemala.
A admiração pelo poder dessas sementes é milenar, sendo que as civilizações Inca e Maia já as consumiam e as consideravam muito potentes, pois mantinham os seus guerreiros alimentados somente com elas e com muita resistência física em vários dias de batalha.

Além de proporcionar um emagrecimento saudável, a chia também fornece muitos nutrientes e fibras. O seu poder emagrecedor se dá por conta da saciedade que ela proporciona, pois suas sementes são mucilaginosas e ao entrarem em contato com a água, formam um gel que deixa uma sensação de satisfação mais prolongada no estômago. Dessa forma, você se sacia mais rápido e consome porções menores nas refeições.

A chia ainda possibilita uma "limpeza" das toxinas do organismo através da ação de suas fibras no intestino. Por isso, quando consumir as sementes faça a ingestão de bastante água para manter a hidratação do gel que irá proporcionar esse benefício.

A saciedade que a chia proporciona também é produzida pela sua capacidade anti-inflamatória, que é devida ao ômega 3 presente no grão. Essas substâncias combatem o processo inflamatório que causa o acúmulo de gordura e a fome descontrolada. O ômega 3 presente na chia também é um grande aliado para diminuir a propensão de doenças cardiovasculares, reduzindo também o colesterol e o nível de triglicerídeos.

De acordo com especialistas em saúde, 100 gramas de sementes de chia têm oito vezes mais ômega 3 que um pedaço médio de salmão.

Além desse nutriente importantíssimo para a saúde, a chia também possui alto teor proteico, tem poder antioxidante e contém altos níveis de magnésio, potássio e cálcio. Esses minerais em conjunto com outros benefícios da chia, ajudam na redução da gordura abdominal e fornecem mais resistência e energia.

Pode ser consumida na água, em iogurtes, com frutas, em vitaminas e até em porções salgadas como sopas e pães.

Não fique fora dessa, usufrua também dos benefícios da chia e fique de bem com a balança.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

07/12/2018   |
30/11/2018   |
23/11/2018   |
16/11/2018   |
09/11/2018   |
01/11/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS