Terça-feira, 19 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1584
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Estações hidrométricas são instaladas na Usina da Certhil

22/05/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Principal objetivo é fazer o monitoramento das condições meteorológicas da bacia hidrográfica da Usina Buricá

Atendendo a determinação conjunta da Agência de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Águas (ANA), através da Resolução nº 03/10, a Certhil instalou junto a Pequena Central Hidrelétrica Buricá as Estações Telemétrica (Pluviométrica), (Fluviométrica), e Telemétrica Limnimétrica, cujo objetivo é fazer o monitoramento das condições meterológicas da Bacia Hidrográfica da Usina Buricá.

As funções de cada estação
Segundo a direção da cooperativa, a função específica da estação fluviométrica é medir os níveis d´água, velocidade e vazão que por ela transitam.


Já a estação pluviométrica tem a função de medir a quantidade de chuvas que ocorrem no local do empreendimento.

E, a estação limnimétrica instalada na barragem irá monitorar o nível do reservatório.

Como as instalações são automáticas, elas irão armazenar os dados e enviar a cada hora para o sistema de informações hidrológicas da Agência Nacional de Águas, em Brasília, através de sinal via satélite.

Completando este ciclo também será realizado trimestralmente medições sidimentométricas com coleta de material no Rio Buricá, tanto de fundo como em suspensão para análise da qualidade da água.

Investimentos e monitoramento 
Com um investimento em torno de R$ 40 mil, os serviços de instalação foram executadas pela empresa Ambitec de Blumenau, Santa Catarina, com responsabilidade técnica do seu proprietário engenheiro hidráulico Vander Kaufmann.

Os equipamentos (Estações), foram adquiridos da empresa de Logística de Dados Vetorlog, de Curitiba, que conforme contrato irá fazer o monitoramento e conciliação dos dados enviados para Agência Nacional de Águas diariamente, que também serão disponibilizados para a Certhil, através de um link exclusivo.

Sistema de informações hidrológicas
A direção da Certhil informa que o principal objetivo da instalação destas estações meteorológicas é formar um sistema de informações hidrológicas, cujos dados coletados (cotas, vazão, chuvas, evaporação, perfil do rio e qualidade da água), formarão uma importante ferramenta. Isso porque, os dados coletados serão utilizados para produzir estudos, definir políticas e avaliar a disponibilidade hídrica no país.


CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO






Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

01/11/2019   |
04/10/2019   |
07/06/2019   |
24/05/2019   |
01/03/2019   |
22/02/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS