Sábado, 20 de abril de 2019
Ano XXX - Edição 1553
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

A Coluna do J

22/05/2015 - Por J Moraes
Tweet Compartilhar
TEM TUDO PARA PIORAR - A crise na saúde, que já é grave, tende a se agravar cada vez mais. Em Horizontina, o atendimento do Hospital Osvaldo Cruz pelo SUS teve uma sobrevida. Pelos próximos 90 dias, o hospital continuará atendendo. Conforme o que foi acordado entre as partes. Nesse período, uma solução definitiva para o problema será buscada. Já em Três de Maio, a falta de repasse do governo do Estado criou um grande problema. O Hospital São Vicente de Paulo está no limite. Vai reduzir o atendimento em 70% na Urgência e Emergência, 37% nas internações clínicas e 63% dos atendimentos laboratoriais. Todo esse volume de atendimento, daqui pra frente, vai desaguar nas unidades básicas de saúde. Vai ser uma loucura.

E O QUE ESTÁ por vir é pior ainda, se sem o corte de cerca de 70 bilhões no Orçamento anunciado pelo governo, o dinheiro destinado à saúde já era insuficiente, imagine agora. Como vemos, a saúde como um todo, e principalmente os hospitais, estão num beco sem saída. A salvação seria o governo pagar os atrasados e ainda injetar mais recursos. Mas pelo andar da carruagem, nenhum, nem outro. É imprevisível o que pode acontecer daqui pra frente.

A DICA para quem ainda tem saúde: se cuide e reze para não adoecer. É um desafio e tanto. Do jeito que a coisa está, tudo o que se vê e se ouve, leva ao famoso estresse. E o estresse, dizem os médicos, fragiliza o organismo. E organismo fragilizado, leva à doença. Para quem já está doente, e precisa de atendimento, o remédio é rezar, e muito.

DEPOIS de tudo o que foi noticiado, debatido e questionado, da repulsa da comunidade, com prisões e fechamento de indústrias. Prejuízos para toda a cadeia produtiva. Depois da repercussão negativa junto à população. Depois de tudo isso, ainda tem quem tente se beneficiar e ganhar dinheiro com a fraude do leite. Fala sério. Para essa gente, cadeia é pouco.

A VIOLÊNCIA, a cada dia aumenta mais. Em número, em brutalidade e em ousadia dos bandidos. E no curto e no médio prazo, nenhuma luz no fim do túnel. Pelo contrário, a tendência é aumentar. Na medida em que a crise e o desemprego aumentam, a criminalidade avança. Com a promessa de diminuir ainda mais os investimentos já parcos em segurança, o que está ruim, com certeza, vai piorar. Cabe a cada um se proteger do jeito que puder. E que Deus nos ajude.

CALIBRANDO - REGIÃO vive uma epidemia de suicídios, atingindo pessoas de todas as idades. COTRIMAIO lutando para sair da crise. A PROPÓSITO, com a crise estabelecida, alguém terá coragem de se candidatar nas próximas eleições? BOA NOTÍCIA, vacina da dengue pode estar disponível em 2016. COREDES e Associações dos Municípios, fóruns  importantes em tempos de crise.

ÓTIMO FIM DE SEMANA, e uma boa pescaria, curtindo Supertramp.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

23/12/2016   |
16/12/2016   |
12/12/2016   |
02/12/2016   |
25/11/2016   |
18/11/2016   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS