Domingo, 28 de maio de 2017
Ano XXIX - Edição 1458
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

2ª Prenda Mirim do RS é de Três de Maio

29/05/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Yasmin de Castro Reinehr conquistou título inédito para o CTG Tropeiros do Buricá e 20ª Região Tradicionalista

Yasmin de Castro Reinehr, 12 anos, recebeu a faixa de 2ª Prenda Mirim do RS
O sonho de ser prenda do Rio Grande do Sul se tornou realidade para a três-maiense Yasmin de Castro Reinehr, 12 anos. No período de 21 a 23 de maio, durante a 45ª Ciranda Cultural de Prendas - Fase Estadual, na cidade de Rio Grande, Yasmin conquistou a faixa de 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul.

Filha de Alessandra de Castro Reinehr e Denis Silveira Reinehr, a adolescente é 1ª Prenda Mirim da 20ª Região Tradicionalista (RT) e representou o CTG Tropeiros do Buricá e a região no concurso estadual. A conquista é inédita para o CTG e para a 20ª RT.

A trajetória no tradicionalismo vem da infância. "Danço no CTG Tropeiros do Buricá desde os meus 5 anos, porém já tinha tido contato com o tradicionalismo aos meus dois anos, quando fui convidada para desfilar no 20 de Setembro. A partir daí, passei a assistir as apresentações artísticas e tomei gosto. Então, após começar a dançar, ingressei ativamente nos eventos tradicionalistas e iniciei minha jornada nos concursos", contou Yasmin a reportagem do jornal Semanal.

Provas escritas, artística e mostra folclórica
A prenda revela que os seus dias até a data do concurso foram cheios de ensaios e estudos. "Abdiquei de muitas coisas, como passeios, internet, lazer. Porém, tudo isso foi muito prazeroso, pois realizei o meu sonho de ser prenda estadual, conquistando o titulo de 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul 2015", comemora.

As provas do concurso ocorreram na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A programação da Ciranda iniciou no dia 21, com o credenciamento, passeio histórico pelo centro de Rio Grande e Missa Crioula, na Catedral São Pedro. No dia também ocorreu a despedida das prendas que estariam passando o cargo naquele fim de semana.

Na sexta-feira, 22, ocorreu pela manhã a prova escrita, onde Yasmin demonstrou seus conhecimentos sobre a Geografia, História e Tradição, Tradicionalismo e Folclore do RS. "À tarde, realizei a Mostra Folclórica, onde tive que explanar sobre o tema "Festas Juninas - Brincadeiras e Quadrinhas Juninas", destaca, contando que no sábado, ocorreu a apresentação artística e à noite o fandango com resultado, no Salão Eventual, na Praia do Cassino.

Na prova artística, a prenda escolheu a declamação. "Porém, nesta prova, eu também deveria dançar um dança tradicional e uma dança de salão. Por isso, escolhi o Chote Carreirinho e uma Vaneira. Também tive que explanar sobre um tema por mim escolhido em minha prova oral, e o meu foi sobre Os direitos das crianças e adolescentes e o descaso da sociedade", ressalta.

Outros títulos estaduais conquistados pelo CTG Tropeiros do Buricá
A conquista de Yasmin é inédita para o CTG Tropeiros do Buricá e a 20ª Região Tradicionalista na categoria mirim.

Isso porque, em 2012, aos 15 anos, a prenda Verônica Padoin, também representando o Tropeiros e a 20ª RT, conquistou a faixa de 2ª Prenda Juvenil do RS. E, em 2013, Júlio Cortese Lorenset, aos 13 anos, conquistou o crachá de 2° Guri Farroupilha do RS. Na época, Júlio era Peão Farroupilha da 20ª RT e representou o CTG Tropeiros do Buricá.


Verônica Padoin, 2ª Prenda Juvinil do RS 2012/2013


Júlio Cortese Lorenset, 2° Guri Farroupilha do RS 2013/2014

Na foto: Yasmin de Castro Reinehr


FOTO: STUDIO CRIATIVO


CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO







Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

24/03/2017   |
16/09/2016   |
09/09/2016   |
06/11/2015   |
16/10/2015   |
18/09/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS