Sexta-feira, 26 de maio de 2017
Ano XXIX - Edição 1458
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

El Niño: inverno com muita chuva e poucos dias de frio intenso

29/05/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Em um evento promovido pela Cotrimaio, a meteorologista Estael Sias falou sobre a influência do fenômeno El Niño na região Noroeste, o qual deve se intesificar nas próximas semanas. Primavera pode ter alta frequência de temporais

A Cooperativa Agrícola Alto Uruguai (Cotrimaio), promoveu durante a tarde de terça-feira, 26, uma palestra com a meteorologista, sócia do MetSul, Estael Sias. O evento teve início às 14h, na Associação Atlética Bando do Brasil (AABB) de Três de Maio, e entrada gratuita. Durante cerca de uma hora, foram abordadas previsões do clima no Estado para os próximos meses e as influências que o fenômeno El Niño trará para a região neste ano, além de diversos assuntos relacionados ao tema.

A palestra é um meio que a cooperativa encontrou para repassar informações e conhecimento técnico aos seus cooperados e também à comunidade regional. O esclarecimento das condições climáticas auxilia os produtores no planejamento e tomada de decisões, ajudando a diminuir os impactos da estiagem, do excesso de chuvas, da ocorrência de geadas severas e/ou granizo, entre outros fenômenos naturais. Com ações preventivas como esta, o produtor consegue garantir melhores resultados em suas safras.

O presidente da Cotrimaio, Silceu Dalberto, destacou a importância desta troca de conhecimentos e experiência que este momento proporciona aos associados. Para ele, o grande faturamento da Cotrimaio parte, justamente, da agricultura. Visto isso, entende-se que é importante para a cooperativa e para os demais segmentos da sociedade, trazer uma pessoa que conhece e que estuda meteorologia, para que seja realizada uma troca de experiências, que vai além dos conhecimentos populares.

Estado deverá enfrentar chuva acima da média, conforme Estael

Ao abordar as previsões para o clima nos próximos meses, Estael destacou a influência que o fenômeno conhecido como El Niño trará para o Rio Grande do Sul. Segundo a meteorologista, devido a este evento climático, teremos chuva acima da média, como consequência da umidade que entra no Estado. "As chuvas no mês de maio aconteceram de forma bastante regular. Os volumes de precipitação não foram altos, mas este período deve ser encerrado, em algumas partes do Estado, com chuvas acima da média. Nós já estamos sobre a influência do El Niño, e ela deverá crescer nas próximas semanas", informou Estael.

Ela também avaliou o clima que enfrentamos na região Sul. Apesar de o ano possuir registros de chuvas regulares, a especialista destacou que ocorreram fenômenos fora do comum, com potencial de ventos fortes, como aconteceu no município de Xanxerê, em Santa Catarina, onde um tornado causou destruição na cidade.

Na região Noroeste, os volumes de chuva se mantiveram estáveis e dentro da média, e deverão continuar assim se o atual cenário não sofrer alteração. Outras regiões do Estado deverão enfrentar um excesso de chuva nos próximos meses, principalmente a metade Norte e o Nordeste do Estado. Além disso, a intensidade do El Niño deverá ficar entre moderada e forte, trazendo mudanças significativas no clima nos próximos meses.

Uma condição favorável a ciclones também foi detectada passando próximo ao Rio Grande do Sul, que deve trazer um grande volume de chuvas e ventos fortes nas próximas semanas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul encontra-se em alerta, pois o volume excessivo de chuva pode causar transtornos em diversos municípios. Esta condição foi detectada de forma independente ao El Niño. "Outra variável que a MetSul avalia é a quantidade de gelo na Antártida. Dependendo da quantidade de gelo, temos uma condição mais favorável à ventos fortes que dificultam ou favorecem a formação de ciclones extratropicais. Esta condição não depende do El Niño e também está favorecendo a chuva no Estado", adverte.

Na foto: Meteorologista da MetSul, Estael Sias e o Presidente da Cotrimaio, Silceu Dalberto


FOTOS: ANDERSON BAUER

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/06/2016   |
29/04/2016   |
25/09/2015   |
04/09/2015   |
17/07/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS