Domingo, 22 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Diversidade de crenças e religiões

21/09/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
PARTE II
Em dez anos, igrejas evangélicas ganharam mais de quatro mil fiéis por dia
De acordo com o Censo 2010, houve um aumento em números absolutos de 16 milhões de evangélicos entre 2000 e 2010 - ou 4.383 novos fiéis por dia.
O aumento dos evangélicos é puxado pelos pentecostais, principalmente os da Assembleia de Deus, e por um novo fenômeno do mundo evangélico, o fiel "independente", que segue a religião, mas não se vincula a nenhuma igreja específica. A pulverização dos evangélicos acompanha o surgimento de novas igrejas a cada dia.
No questionário feito pelo Censo 2010, os evangélicos foram divididos entre evangélicos de missão, evangélicos pentecostais e igrejas evangélicas não determinadas. Ainda segundo os dados do Censo 2010, os evangélicos tem perfil jovem. Os pentecostais eram mais jovens, com uma idade média de 27 anos e os de missão, 29 anos.
O pesquisador da coordenação de população e indicadores sociais do IBGE, Cláudio Crespo, destacou que entre os evangélicos o grupo que mais cresce é o dos pentecostais, que inclui as igrejas Assembleia de Deus, do Evangelho Quadrangular, Maranata e Nova Vida. Em 2010, seis em cada dez evangélicos e um em cada dez brasileiros já declaravam frequentar essas igrejas. Por outro lado, o número de evangélicos de missão ou tradicionais, como luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas e congregacionais, ficou estável e correspondia, em 2010, a 18,5% dos evangélicos e a 4,1% dos brasileiros.

IELB tem crescimento no número de membros nos últimos anos

O pastor Valmomiro Hartwig da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), destaca que atualmente são 436 membros. "Há cinco anos haviam 396 membros, atualmente temos 436. Ultimamente há maior crescimento e deverá continuar assim".
Os cultos são compostos de cantos acompanhados com instrumentos musicais, grupo vocal, canto coral. Além disto, há a confissão de pecados; confissão de fé; leituras bíblicas; mensagem; oração; Santa Ceia e benção final.
Segundo o pastor Valdomiro, a IELB tem a missão de ensinar, pregar o Evangelho de Cristo, a Boa-Nova da Salvação de todo o que nEle crê e uma das metas é expandir nosso trabalho de levar Cristo para todos.
Datas e horários dos cultos: A igreja está localizada na rua Planalto, 268, centro. Os cultos são realizados nos primeiros e terceiros domingos às 8h30min, e segundos e quartos sábados às 19h30min.

Pastor da IELB, Valdomiro Hartwig

Única regra de fé é a Bíblia na Igreja Batista
A advogada e professora Ivone Melo é membra da Igreja  Batista local  há 14  anos. Ela também ocupa o cargo de 2ª vice-presidente da igreja. O pastos é Haimo Roberto Jung e a presidente é Liriane Machado.
Ivone conta que atualmente fazem parte da igreja Batista em torno de 100 membros.
Na avaliação dela, a sua religião está atraindo novos seguidores. "A Igreja Batista está desenvolvendo através da Junta de Missões Mundiais projetos  nos mais diversos países do mundo com o envio de missionários para atuar tanto  no aspecto de levar o evangelho às pessoas. Houve  também em nível de Brasil a 'Campanha Seja Luz - Os 100 dias que impactarão o Brasil' - que terminou em 31 de julho. Houve diversas frentes de ação contemplando todos os segmentos do país através da intercessão(oração) e  projetos práticos.  Tais  iniciativas  têm contribuído para o crescimento  da igreja com o propósito maior de levar Cristo às pessoas".
Conforme Ivone, os cultos proporcionam momentos de adoração e louvor a Deus através da música gospel e hinos sacros, bem como a  ministração da palavra, onde a Bíblia é a fonte das mensagens.
A professora explica que os princípios da igreja Batista são norteados pela Bíblia, tendo esta, como única regra de fé, centrada  na mensagem de Cristo, reconhecendo este, como nosso único e suficiente salvador. "Creio que a humanidade  diante  da  evolução tecnológica, tantas conquistas e mesmo tantas mudanças culturais,  demonstra  mais do que nunca a necessidade de algo que lhe dê sentido à vida, algo  que seja um lenitivo para à alma. E Deus é esta respostas! Então, como cristãos, católicos ou evangélicos devemos estar conscientes  de que a busca do que é perene e imutável é mais simples do que pensamos, tem a  distância  de uma oração ao Senhor e precisamos dizer isso aos homens!"
Datas e horários dos cultos: Os cultos são realizados aos sábados para os jovens às 19 horas; aos domingos Escola Bíblica dominical às 9 horas e à noite às 19 horas cultos públicos. Ás quartas-feiras igualmente há culto de estudos bíblicos e oração. A igreja está localizada na rua Planalto, 461.

Membra da Igreja Batista, Ivone Melo

Fiéis testemunham curas e milagres na Igreja Show da Fé
A igreja da Graça ou Show da Fé foi fundada há cerca de cinco anos em Três de Maio. Uma das frequentadoras desde o início é a médica três-maiense Luciana Camargo Pereira, que também desempenha o papel de obreira da igreja.
Segundo Luciana, a igreja está aberta para receber novos membros. "Quem quiser frequentar, pode ser de outra religião, com certeza será bem recebido".
A obreira conta que os cultos começam com louvor, ou seja, com a preparação do coração para receber a palavra do Senhor. "Louvamos a Deus com cantos, palmas, para adorá-lo com todo nosso corpo e nossa alma. O  pastor faz uma oração e depois vem a pregação da palavra, que é a parte mais importante do culto. A Igreja da Graça realmente é bastante conhecida pelo ensino da palavra - a Bíblia".
Conforme Luciana, na igreja da Graça também tem a parte do Dízimo e das Ofertas. "Ensinamos sobre o Dízimo, mas, se a pessoa não quiser dizimar ela não será impedida de participar da Santa Ceia ou de participar dos cultos. A Santa Ceia é realizada duas vezes no mês, quando é ofertado o pão (corpo de Cristo) e suco de uva (sangue de Cristo)".
Durante o culto também é realizada uma benção, quando são abençoadas fotos de pessoas, chave da casa e outros objetos, mas não há adoração a imagem, ou seja, aos santos.
Para a obreira, o que difere a igreja da Graça das outras religiões e que a cada dia a faz ganhar novos membros é pelos milagres que são realizados. "A Bíblia diz que se crermos nós veremos os mesmos sinais que Jesus fez, e sinais ainda maiores, milagres, curas, libertação. E isso acontece bastante na nossa igreja porque é colocada a Bíblia em ação, a palavra em ação".
Luciana revela que a fé da pessoa ajuda muito na cura, nos milagres. Mas é a fé no poder de Deus. "A Bíblia diz, eu posso todas as coisas naquele que me fortalece. Eu posso porque Jesus está comigo. Se não tenho Jesus, dificilmente conseguirei alguma coisa".
Ela conta que nos cultos muitas pessoas dão testemunhos de milagres que aconteceram na sua vida. Para Luciana, as pessoas hoje tem muitos problemas e não sabem a quem recorrer. "Deus gosta de agir quando a pessoa percebeu que não há mais recursos humanos a recorrer. Para o homem aquela situação é impossível, mas para Ele não, e aí essa pessoa terá certeza que foi um milagre de Deus mesmo. Jesus mostra que pode fazer a diferença. Ele é médico dos médicos e pode dar a cura definitiva".
Atualmente, o pastor da igreja da Graça em Três de Maio é João Trindade.
Datas e horários dos cultos
Os cultos ocorrem na igreja localizada na Avenida Senador Alberto Pasqualini, 220, na segunda, quarta e sexta-feira, às 8 horas, 15 horas, e 19h30min; e nos domingos 8h30min, 15 horas e 18 horas.

Obreira Luciana Camargo Pereira

Luteranos da IECLB cultivam princípios da Reforma
Segundo a pastora Mariza Sandra Scheffler Allebrandt, da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, atualmente, 4.440 pessoas são membros na paróquia. Sobre a diminuição ou aumento no número de membros, a pastora não sabe estimar. "Não percebemos alterações significativas nas estatísticas realizadas.Mas estamos atraindo novos fiéis, pois temos pessoas que trazem sua transferência de outras comunidades ou denominações".
Além dos cultos, a igreja realiza semanalmente atividades de grupos, como por exemplo: OASE -Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, Núcleos de famílias que são realizados nos bairros, Coral, Encontro de Jovens, Culto Infantil, Legião Evangélica, Ensino Confirmatório.
Conforme a pastora, os princípios da sua religião são os princípios da reforma. "Poderíamos dizer que são os quatro pilares da reforma: fé, graça, escritura e Cristo. Somente pela graça de Deus somos salvos. Somente pela fé acolhe esta mensagem. Esta mensagem está contida nas Escrituras, que direcionam nossa vida para Cristo. O fundamento da igreja encontra-se no Evangelho de Jesus Cristo".
Segundo Mariza, pessoas luteranas identificadas com a IECLB entendem-se como parte da igreja universal e procuram viver com autenticidade a fé cristã. "Ser evangélico luterano não significa, em primeiro lugar, ter a verdade, mas, sim, buscá-la na fonte que é Jesus Cristo. Isto significa descobrir e valorizar o que Deus fez pelos seres humanos. Sua compaixão em Jesus Cristo é o centro da fé. Seu amor e perdão são essenciais na vida do cristão".
Datas e horários dos cultos: Os cultos são realizados uma vez por semana, nos sábados ou domingos, em horários variados; previamente definidos no plano de atividades da paróquia. A igreja está localizada na Avenida Uruguai -270 Centro - Três de Maio (sede).


Pastora da IECLB, Mariza Allebrandt




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

29/09/2017   |
29/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |
01/09/2017   |
01/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS