Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Ano XXIX - Edição 1487
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

SETREM: 90 anos dedicados à educação

28/09/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Em 1922 surge em Três de Maio, por iniciativa de um pequeno grupo a "Gemeinde Schule" (Escola da Comunidade), denominada de "Escola Sinodal Buricá" vinculada à "Comunidade Evangélica Luterana São Paulo".
 Na época, a sala de aula era a casa do pastor Kreutler, que também foi o primeiro professor.
Assim se iniciou o primeiro período da história da instituição escolar. De 1922 a 1950 a atenção se voltou basicamente para o Ensino Fundamental- Educação Básica, prioridades da época e sem deixar de cumprir com sua missão. 
O marco do segundo período da escola ocorreu em 22 de setembro de 1950, quando 22 pessoas fundaram a "Sociedade Escolar Três de Maio - Setrem" com o propósito de manter a escola existente e criar a futura "Escola Normal Rural Presidente Getúlio Vargas", que iniciou suas atividades em março de 1957, cujo curso Normal deu lugar, em 1971, ao Curso Técnico em Agropecuária, que funciona até hoje.
Em 1973 a Setrem incorporou a "Faculdade de Administração de Empresas", tornando-se assim a primeira instituição vinculada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) a ter um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação. Por 26 anos, foi o único Curso Superior oferecido pela Setrem.
Na década de 90, mais precisamente no ano de 1991 a instituição oferece o seu primeiro Curso em nível de Pós Graduação (lato sensu). Os anos seguintes se caracterizaram pela agregação e implantação de novos Cursos Técnicos e Superiores, consolidação da Educação Básica, o Centro de Idiomas, Laboratórios de Análises, pela conquista de inúmeros prêmios em nível estadual e nacional e pela consolidação de uma instituição de ensino de qualidade em todos os seus níveis, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Em 2012, ao completar 90 anos, a Sociedade Educacional Três de Maio atua na Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Profissional com oito Cursos Técnicos; Ensino Superior com nove cursos; Extensão, Pesquisa e Pós Graduação nas áreas de Administração, Educação, Engenharia, Tecnologia da Informação, Saúde e Agronomia; Centro de Idiomas; Clínica Escola de Psicologia; Agroindústria, Escola Fazenda, Tambo de Leite, Laboratórios de Análises de Solos e Sementes, desenvolve projetos sociais e é prestadora de serviços em diversas áreas.
Atualmente são mais de dois mil estudantes e um quadro de 310 professores e colaboradores. A atuação prioritária é em 40 municípios da região. A mantenedora conta com aproximadamente 100 associados. 
A Setrem possui três unidades de ensino distintas na cidade de Três de Maio: Unidade São Paulo com 3.200 metros quadrados, a Unidade Três de Maio com 4.297,60 m² e Campus Setrem  com 54,22 hectares. Além disso, conta com a Escola Fazenda em Esquina Motta, Independência, com 167,20 hectares. A instituição também disponibiliza uma biblioteca com mais de 35 mil livros e mais de 200 periódicos, num prédio de mais de 500 metros quadrados. No total, a área construída da Setrem é superior a 17 mil metros quadrados.
A história dos 90 anos mostra como foi fundamental e decisivo o empenho de todas as pessoas que fizeram a história da instituição, aquelas que fizeram das suas vidas a vida desta instituição.
A instituição sempre buscou promover a educação como atitude responsável; educar para a autonomia, para a emancipação e o espírito livre e crítico, porém simultaneamente humilde, atento e ciente das limitações da razão humana, buscando para tal, novos métodos de ensino, adequados aos tempos atuais, que contemplassem as necessidades prementes do mundo contemporâneo.
Para o diretor geral da Setrem, Flávio Magedanz ser uma instituição de Ensino comunitária com identificação confessional luterana significa respirar os ventos do espírito protestante e assim dizer à sociedade atual que devemos educar bem e para a vida; promover a abertura de novos horizontes, de novos sonhos e novos vislumbres e de um mundo cada vez melhor e mais justo.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

24/11/2017   |
10/11/2017   |
29/09/2017   |
29/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS