Domingo, 28 de maio de 2017
Ano XXIX - Edição 1458
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Educandário três-maiense desenvolve projeto inédito na área da tecnologia

05/06/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Colégio Dom Hermeto conta com a parceira do Google e da Fundação Lemann em proposta inovadora na educação

Desde março, o Colégio Dom Hermeto de Três de Maio desenvolve o projeto "Ensine com Tecnologia, Eduque com Sensibilidade", que conta com a parceria oficial do Google através do Programa Google AppsEducation, conhecido como GAFE.

Com a adoção do GAFE os estudantes têm acesso a diversas ferramentas tecnológicas que exploram os recursos colaborativos e oferecem novas formas de aprendizagem num mundo que hoje vive em rede.

Segundo a consultora educacional e Google Certified Teacher, Maidi Dalri, todas as ferramentas estão disponíveis na nuvem da escola, adotando o conceito de computação na nuvem, ou seja cloudcomputing. "Nessa nova realidade as mudanças serão realizadas aos poucos, pelos próprios professores e os estudantes terão acesso aos ambientes, atividades e materiais didáticos em qualquer local que estejam, seja na escola, em suas casas, ou mesmo em outros locais com acesso à internet", explica.

Maidi adianta que a mudança principal é sobre a forma como a tecnologia é usada em sala de aula. "Deixamos de lado o conceito do uso de laboratórios com professores de informática, partindo-se para o trabalho em sala de aula, com o uso de celulares, tablets e notebooks, tudo mediado pelos próprios professores do currículo e especialistas".
Conforme a professora, as mudanças com o uso das ferramentas Google serão sentidas por estudantes a partir do mês de julho, pois o primeiro semestre do ano foi destinado a capacitação dos professores.

Programa irá nortear as ações do Colégio Dom Hermeto
A consultora educacional revela que o objetivo é transformar esse programa na prática educativa do Colégio Dom Hermeto. "Da mesma forma que hoje o aprendizado é permanente e ocorre todos os dias, esse programa foi concebido para modificar o conceito e a forma como pensamos e agimos no mundo educacional e será permanente, buscando nortear as ações do Colégio Dom Hermeto", informa.

Principal objetivo
De acordo com a coordenadora pedagógica, Denise Porsch, o Colégio Dom Hermeto está em um novo momento de adaptação. "Estamos em sintonia com tendências mundiais de novas formas de conceber a produção de conhecimento. Fomentando a inovação e a desacomo-dação de nosso educan-dário, estamos investindo no modelo que integra aprendizagem on-line e off-line, ou seja, professores e alunos são desafiados a intercalar momentos de estudo em rede com momentos de troca de experiências, com colegas e professores, em sala de aula".

Denise assinala que, dessa forma, muda-se a forma de compreender o processo de aprendizagem e, com o auxílio de plataformas interativas, pode-se oferecer uma forma personalizada de aprender, na qual o estudante tem a oportunidade de apropriar-se do conhecimento em seu próprio ritmo de assimilação e acomodação de novos conceitos.

Capacitação dos professores
Denise conta que a estrutura das ferramentas interativas foram experimentadas pelo corpo docente de forma profunda, onde constatou-se que os conceitos fundamentais estão interligados com os desafios propostos nos jogos. "Os alunos são desafiados a resgatar constantemente conceitos já aprendidos anteriormente, assim, eles acabam reforçando a aprendizagem pela gamificação. A aprendizagem acontece com mais entusiasmo e dedicação. Os alunos estabelecem seus próprios objetivos a serem alcançados, desenvolvendo o comprometimento, que é um dos princípios fundamentais de uma aprendizagem significativa".

FOTO: DIVULGAÇÃO

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

06/05/2017   |
06/05/2017   |
07/04/2017   |
07/04/2017   |
07/04/2017   |
24/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS