Domingo, 28 de maio de 2017
Ano XXIX - Edição 1458
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Militares três-maienses retornam ao Brasil

12/06/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Jovens Alexandre Lesses, João Paulo Oliveira e Matheus Zimmermann voltaram na madrugada de 31 de maio, depois de 170 dias no Haiti. Chegada a Três de Maio ocorreu no fim de semana passado

"170 dias completados em um país distante, pobre, humilde, mas alegre. Ajudamos a dar prosseguimento à missão do Exército Brasileiro, mantendo sempre o ambiente seguro e estável, e colaborando com as instituições de segurança do Haiti". A avaliação é dos militares três-maienses João Paulo Oliveira, 21 anos, Matheus Zimmermann, 23 anos, e Alexandre Lesses, 22 anos, ao deixarem a Base General Bacellar, em Porto Príncipe, e voltar ao Brasil na madrugada de domingo, 31 de maio.

Eles integraram o Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 21º Contingente Brasileiro (Brabat 21) e estavam desde 13 de dezembro do ano passado no Haiti.

Ao todo, participaram da missão 651 militares gaúchos. Todos eles chegaram por Porto Alegre e ficaram os primeiros dias em Santa Maria, onde permaneceram isolados por até cinco dias para uma série de exames médicos e psicológicos em unidades militares do município. Depois, cada militar foi para o quartel o qual está lotado. Os três-maienses foram para o quartel de Itaqui e chegaram de volta para casa, em Três de Maio, no fim de semana passado. Em casa, devem permanecer pelo menos 15 dias.

Voltando com o sentimento de dever cumprido
João Paulo conta que se despediu do Haiti, um país tão lindo, com a esperança de que no futuro, a realidade do povo seja diferente. "Com certeza, eu como militar, saio com o sentimento de dever cumprido, juntamente com meus camaradas de longo tempo. Trago cada um comigo, no coração e na memória. Criamos um elo que nunca quebrará", disse o militar.
Para Matheus, a despedida da Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti o fez sair de cabeça erguida. "Missão cumprida. Hoje valorizo muito mais a vida que tenho em meu país. Sei que o que fazemos na vida hoje, ecoa na eternidade", destaca.

Alexandre ressalta ainda, que o melhor ensinamento obtido é que devemos dar valor a tudo que temos, não importando o pouco que seja. "Temos que agradecer a cada dia pela vida que levamos, a vida que temos e a nossa família. E que Deus ajude aquele país!", observa.

Garantindo a segurança do país
Nos quase seis meses que permaneceram lá, a Missão se apresentou dentro do esperado, relata João Paulo. "Nosso trabalho foi basicamente garantir a segurança do país. Para isso, realizamos diariamente patrulhas em áreas mais críticas onde há maior índice de criminalidade em Porto Príncipe. Também foram realizados acisos (ação cívico social) para interagir melhor com a população", explica, destacando que em uma Missão como essa, é de muita importância o apoio da população local.

Matheus reforça as palavras do colega. "A Missão fluiu muito bem. Nosso papel foi manter um ambiente seguro e estável, realizando patrulhas, escoltas, entre outros".

Para Alexandre, o trabalho mais interessante foi fazer patrulhas por entre as montanhas do Haiti. "Era uma área que não conhecíamos ainda pois só atuávamos dentro da capital. Lá no alto das montanhas pude ver o que talvez um dia foi o Haiti. Ar puro e vegetação com lindas paisagens. Uma visão totalmente diferente do que conhecíamos", ressalta.

Experiência incrível
João Paulo fala com entusiasmo da Missão. "Foi uma incrível experiência, tanto na vida profissional como pessoal. O que aprendi lá, levarei para o resto da minha vida", descreve.

Matheus declara que a Missão valeu muito a pena, pois a cada dia foi um novo aprendizado, que ficará marcado para sempre em sua vida. Alexandre, por sua vez, avalia que a missão foi tranquila. "Não tivemos acontecimentos fora do normal e nem grandes surpresas. A missão seguiu com o planejado e estamos felizes por isso. Agradeço a cada momento por ter tido essa oportunidade que é de muita valia", justifica.

CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA NO JORNAL IMPRESSO





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

06/05/2017   |
06/05/2017   |
07/04/2017   |
07/04/2017   |
07/04/2017   |
24/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS