Sábado, 29 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

A teoria de Tudo

26/06/2015 - Por Arlete Salante
Tweet Compartilhar


O filme Teoria de tudo é baseado na biografia de Stephen Hawking e mostra como o jovem astrofísico fez descobertas importantes sobre o tempo em Cambridge. Retrata a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos, o seu romance com Jane Wilde e o apoio amoroso em diversas fases da doença.

Como toda história de superação, esta também emociona pela luta diária com os limites da doença. Traz a característica da autorrealização com a emoção da vitória, acima da dor. A capacidade de enfrentamento traduz-se por não se deixar vencer pelo desânimo ou desespero pela sentença recebida: dois anos de vida. Este foi o tempo previsto, porém, ele ainda vive em 2015.

Embora haja opiniões controversas sobre as descobertas científicas e sobre as aventuras amorosas de Stephen Hawking, o mérito do diretor James Marsh foi em fazer um filme que conta com elegância a história  de vida privada das pessoas envolvidas. Assim, fez um filme que toca a alma ao revelar dignidade e grandeza humana.

Mostrar o quanto as pessoas podem ser dignas e maduras emocionalmente para enfrentar situações desafiantes na doença, no amor e nas relações interpessoais é uma capacidade humanista que lança possibilidades e isso, reconhecer o melhor dos humanos, é um ato pedagógico que beneficia as pessoas no enfrentamento das suas dificuldades.

Dignidade, liberdade e criatividade potencializam ações de autonomia, de responsabilidade com a verdade interior e, por consequência trazem maior assertividade na vida.

Apostar no ser humano, na sua capacidade de superação é tarefa para quem compreendeu o significado desta existência que é única e irrepetível.

Por fim, recomendo que vejam o filme de coração aberto, colocando-se na situação dos personagens (muito válidos), assim desenvolve-se empatia: capacidade de colocar-se no lugar das pessoas sem julgá-las.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

15/04/2016   |
08/04/2016   |
01/04/2016   |
24/03/2016   |
18/03/2016   |
11/03/2016   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS