Quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Traição: Como lidar com isso

17/07/2015 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Não imaginamos que seremos traídos. Somos otimistas, ainda bem, pois se fossemos mais pessimistas, ou até mesmo realistas como alguns defendem, não entraríamos em nenhum relacionamento. As estatísticas estão aí para nos assustar: 65% dos homens e 35% das mulheres traem. A infidelidade é um tema que deixa a pulga atrás da orelha de qualquer pessoa. Afinal de contas, será que existe alguma maneira de saber de antemão sobre a traição? Mas, continuamos, aliás, desejando ter relacionamentos duradouros, cheios de amor e jamais de traição.

Porque dói tanto ser traído?
A dor vem de vários sentimentos. A decepção com a outra pessoa, pois passamos a perceber que não a conhecíamos tão bem como pensávamos. A raiva de nós mesmos, pois pensamos que de alguma forma somos responsáveis, com isso, perdemos a esperança de sermos felizes novamente.

Porque as pessoas traem?
Não existe uma causa única. Cada pessoa tem motivação diferente. Uns traem porque sentem que não deveriam se limitar a poucas experiências. Outros simplesmente consideram que tem esse direito. Outros, por insatisfação em geral.

Como saber se estamos sendo traídos?
Seria ótimo se pudéssemos ter 100% de certeza, mas a única coisa que você pode fazer é identificar indícios. As informações são obtidas através da identificação de mentiras. O traidor é também um mentiroso, pois se não houvesse ocultação da verdade envolvida não existiria traição. Você só é considerado traído se não souber que o outro fez.

Como reagir à traição?
Nunca peça detalhes. Não entre nessa de saber detalhes sórdidos, você sairá mais machucado (a) do que deveria. Não pense em continuar com a pessoa só para fazer o mesmo com ela. A vingança é o sentimento mais amargo que existe.

Há perdão para a traição?
Entenda o porquê da traição, foi por motivos fúteis, apenas um prazer momentâneo ou ele (a) está apaixonado por outro? Se o caso for paixão, esqueça, tire seu time de campo, trabalhe a aceitação e construa uma nova vida. Se for um caso passageiro você tem o direito de decidir. Se você perceber que poderá reconstruir a relação vá em frente, mas se perceber que esse é só uma das traições que virão, caia fora.

Posso aceitar a traição e também trair?
Se este for o combinado, fazer o que? Se o jogo for aberto e vocês decidirem que não se incomodam o nome não será mais traição, será apenas relacionamentos que acontecem com a anuência do outro. O que não dá certo de forma alguma é fechar os olhos, não reagir, sair traindo às escondidas e achar que se sentirá bem com isso, pois estão "no mesmo barco".

Como lidar com a traição?
Pode ser muito dolorido, sofrido emocionalmente. Para superar uma traição é importante saber muito bem quem somos, quais nossas prioridades, quais nossos valores e do que podemos abrir mão.

A importância da cama na traição...
Ser traído significa que algo seu foi roubado, o carinho de alguém, o amor, a exclusividade.. Sendo assim não há nada mais simbólico do que a cama. Ser traído na própria cama onde a outra pessoa te fez sentir especial é como uma traição dupla.

É possível evitar a traição?
Não. Não temos controle sobre o comportamento da outra pessoa. Podemos tentar conhecer o outro ao máximo que pudermos, mas nunca será 100%, pois nem a outra pessoa se conhece tanto assim como também haverá mudanças de valores e objetivos no decorrer do tempo.

O que é considerado traição virtual?
Traição é qualquer comportamento realizado de forma escondida por saber que seu companheiro (a) se magoaria ao saber que foi realizado. Sendo assim se você comer pastel escondido por saber que magoaria seu companheiro você traiu. Não é necessário realizar atos de fundo sexual para trair.
Estudos científicos revelam alguns sinais de possíveis traições, tanto para homens como mulheres:

Homens:
- Ele não está comparecendo;
- Ele pega o telefone toda vez que deixa o ambiente;
- De repente, ele tem que trabalhar até mais tarde toda noite;
- Ele é estranhamente gentil com você;
- Ele não quer sair com você;
- Ele não consegue cumprir o que promete;
- Agora ele é cheio dos caprichos;
- Ele fica mal-humorado e está sempre na defensiva;
- Ele faz você se sentir mal sobre si mesma.

Mulheres:
- O distanciamento da família do esposo ou namorado é um dos primeiros sinais de uma traição feminina;
- Ela anda constantemente irritada;
- Tem um amigo misterioso;
- Desviando perguntas simples e não olha no seu olho;
- Interesse por coisas novas;
- Muita preocupação com a aparência;
- Ela começa a andar mais sexy;
- Ela passa muito tempo no celular;
- Baixo estima para sexo.

Importante! Todos estes sinais não significam que ele (a) não ama mais você. Isso pode significar apenas uma ilusão passageira, ou mesmo que o relacionamento esteja passando por um momento de reflexão. Então, é importante identificar estes sinais e, correr atrás e reconquistar o teu grande amor.

Fonte: entrevista com Thierna Margaret Gonçalo,
Psicóloga e PHD em Relacionamentos.





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/10/2017   |
06/10/2017   |
29/09/2017   |
22/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS