Domingo, 17 de novembro de 2019
Ano XXXI - Edição 1583
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Como se manter na atividade leiteira

24/07/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Ana Paula Cecatto, doutora em Agronomia, explica as normas e o caminho que os produtores de leite devem percorrer para que se mantenham na atividade

A atividade leiteira no Rio Grande do Sul sempre foi uma das principais fontes de renda das famílias que vivem da agricultura e pecuária. Atualmente, especialmente no Estado, o setor está enfrentando dificuldades que muitas vezes motivam quem trabalha com esta atividade a desistir e buscar outras alternativas que tragam um retorno e satisfação maiores.

Em entrevista ao Jornal Semanal, a Doutora em Agronomia e coordenadora do curso de Tecnologia em Laticínios da SETREM, Ana Paula Cecatto, explica o que é necessário para que os produtores desenvolvam a atividade leiteira em suas propriedades. Segundo ela, hoje as indústrias que recolhem o leite procuram produtores que atendam as exigências para produzir um produto de qualidade.

Se o leite tiver a qualidade que esperam, as indústrias chegam a pagar um valor diferenciado para quem produziu. Para que isso aconteça, segundo Ana Paula, algumas práticas de manejo e ferramentas de controle de qualidade devem ser adotadas na propriedade. "A adoção de medidas de higiene e sanitização dos equipamentos, inclusive do resfriador, do ambiente de ordenha e dos manipuladores são necessárias para se atingir o objetivo", destaca.

"O leite produzido é reflexo da alimentação e bem estar do animal. Animais sadios, bem alimentados, com dieta balanceada, além de produzirem mais, produzem um leite com mais qualidade nutricional e maior sanidade", afirma Ana Paula Cecatto.

Na foto:
Ana Paula Cecatto

FOTO: DIVULGAÇÃO

Confira a matéria completa no Caderno Especial do Colono e Motorista






Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

01/11/2019   |
04/10/2019   |
07/06/2019   |
24/05/2019   |
01/03/2019   |
22/02/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS