Quarta-feira, 26 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Próteses Dentárias

07/08/2015 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
A perda dos dentes pode ser provocada pela cárie, doenças da gengiva
e por traumatismos. Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando
todo o tipo de desequilíbrios nas arcadas dentárias.
Para falar sobre próteses dentárias, entrevistei a cirurgiã dentista
Katiane Chiapinotto, especialista em próteses dentárias.
Na entrevista ela aborda sobre a função mastigatória,
estética, efetividade, tipos e qualidade das próteses.

O que são próteses dentárias?
São dispositivos artificiais que substituem a ausência de dentes naturais devolvendo sua função estética, mastigatória e fonética.

Quais são os tipos de próteses dentárias?
Existem as fixas e as removíveis. As fixas podem ser sobre implante ou sobre dente. E as removíveis são estruturas metálicas que se apoiam em dentes naturais e gengiva (para pessoas que tem perda parcial de dentes) ou total (para pessoas que perderam totalmente os dentes).

Qual é o momento de buscar ajuda de um especialista?
Assim que acontecer a perda de um ou mais dentes em boca, deve-se procurar um especialista para a substituição deste dente, evitando assim o desalinhamento dentário e alteração na articulação.

Como elas se adequam em cada caso?
Cada prótese é feita sob medida, a prótese é única e intransferível.

Quanto tempo se leva para elas serem efetivadas?
O tempo pode variar conforme a complexidade, casos simples no mínimo um mês e mais complexos até 6 meses.

Que tipo de prótese dentária pode ser colocada com recurso ao implante dentário?
Pode ser usada a fixa sobre um implante ou fixa sobre vários implantes (prótese total ou ponte fixa) ou a removível  onde o paciente tira para higienizar e após insere em seu lugar.

De que material são feitas as próteses?
As próteses fixas são feitas de porcelana e as removíveis são feitas de acrílico.

Quanto à higienização, como deve ser feita?
Escovar após cada refeição, assim como os dentes naturais, as próteses fixas ou removíveis aderem todo o alimento formando a placa bacteriana que deve ser removida. No caso de próteses removíveis metálicas ou próteses totais de acrílico, a prótese deve sempre estar brilhosa para estar limpa, existem para este tipo de prótese soluções limpadoras, além da escova dental.

Quanto às novas tecnologias, o que temos de novo?
É o implante dentário o que temos de mais moderno e que se adequa a cada caso. O implante é um pino de titânio que ocupará o espaço das raízes dentárias perdidas e, em cima deste se fixa a prótese posteriormente.

Há necessidade das próteses serem trocadas? Em que momento? Por que?
As próteses de acrílico devem ser trocadas a cada 4 a 5 anos, devido ao desgaste que ocorre com o uso e ao manchamento dos dentes naturais com os corantes da nossa alimentação. E no caso destas mesmas próteses serem removíveis, ocorre o desgaste ou perda óssea na região deixando a prótese mais frouxa ou não assentando ou machucando no lugar que ela se encontra. No caso de prótese fixa de porcelana, já não teria essa condição para trocar e sim se tiver infiltração, quebrada ou trincada.

Em termos de saúde bucal, o que pode falar?
Vale a pena cuidar dos nossos dentes naturais, nada substitui o brilho, a textura, a estética e a mastigação de um dente natural.

Qual sua mensagem aos nossos leitores?
Manter uma boca saudável contribui para que você tenha uma boa aparência, uma boa mastigação. Fazer a prevenção é fácil, basta criar uma rotina saudável com uma boa escovação e uso de fio dental diariamente. Assim, você evita problemas mais sérios futuramente e também deve ser feita uma visita ao seu dentista a cada 6 meses.



Indicar a
um Amigo

Comentários

iara maria erthal schmittSeu nome
10/08/2015
Sou professora e tenho um sonho em ter os meus dentes, tenho perda total da parte superior, qual o valor se colocasse uma prótese metálica ea onde fica o seu concsultorio
Deixe a sua opinião

Veja Também

20/04/2017   |
13/04/2017   |
07/04/2017   |
31/03/2017   |
24/03/2017   |
17/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS