Quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Diversidade de crenças e religiões

28/09/2012 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Útima parte

Doutrina Espírita ganha novos frequentadores

Izabel Loro

T rês de Maio conta  com a Sociedade Espírita denominada de Grupo de Estudos Espírita Chico Xavier de Três de Maio. A presidente é Izabel Loro. Segundo Izabel, a Sociedade Espírita é uma entidade sem fins lucrativos, devidamente registrada, e os sócios são as pessoas que possuem o comprometimento de trabalho na casa e que contribuem com recursos financeiros próprios para a sua manutenção. "Os frequentadores (não sócios) não possuem vínculo legal com a entidade e não lhes é solicitada nenhuma contribuição, porém auxiliam na medida em que adquirem livros e contribuem com campanhas realizadas pela entidade".
Atualmente, a Sociedade Espírita local tem 12 sócios e cerca de 50 frequentadores das exposições doutrinárias semanais. Conforme a presidente, a cada ano mais frequentadores procuram as reuniões públicas da sociedade, onde são realizadas exposições doutrinárias por uma pessoa reconhecidamente espírita e estudiosa do assunto. "Essas pessoas não possuem qualquer ordenação ou cargo especial. Além dessas, temos as reuniões de estudo. Estas últimas se diferenciam das primeiras por obedecerem a um programa metódico de estudo da Doutrina Espírita e por serem frequentadas por um grupo fixo de pessoas".
Izabel ressalta que a Doutrina Espírita é uma doutrina Cristã, portanto os ensinamentos dados por Jesus Cristo são o seu fundamento. "Deus, soberanamente justo e bom, nos criou espíritos simples e ignorantes. Deu-nos o livre arbítrio, ou seja, a liberdade de agirmos conforme nossa vontade. Porém, a medida que progredimos moral e intelectualmente, somos cada vez mais responsáveis pelos nossos atos; é nossa a responsabilidade pelos maus atos e nosso o mérito do progresso".
Conforme ela, Deus não nos exige a realização da perfeição em uma única vida na Terra, o que é impossível, mas nos dá tantas oportunidades de vida (reencarnações) quantas sejam necessárias para que alcancemos a perfeição. "É destino de todos os espíritos, sem exceção, atingir a perfeição. Cabe a cada um a escolha dos caminhos. Allan Kardec, o codificador da Doutrina, afirma que temos por divisa: "Fora da caridade não há salvação!.E caridade significa: perdão das ofensas, tolerância com as imperfeições dos outros e boa vontade para com as pessoas".

A Sociedade Espírita está localizada na Avenida Uruguai, 386, fundos. As reuniões públicas são realizadas todas as segundas-feiras às 19h30min e as reuniões de estudo ocorrem nas terças-feiras às 19h15min e nos sábados às 14 horas. 
Todas as quartas-feiras, das 14 às 16 horas, é realizado o Bazar Solidário, onde são comercializadas peças de roupas, objetos para casa e artigos em geral nos valores de R$ 0,10 a R$ 10.



Nos cultos, participantes da Igreja Assembleia de Deus
podem extravasar  a gratidão a Deus

Pastor Paulo Kaipper Paz

A igreja Assembleia de Deus existe em Três de Maio há cerca de 50 anos. Destes, Paulo Kaipper Paz é pastor presidente há 18 anos. A igreja tem em torno de mil membros, na jurisdição de trabalho que tem uma área de abrangência de 135 quilômetros incluindo vários municípios da região. 
Segundo o pastor Paulo, a igreja Assembleia de Deus visa a salvação das almas, a regeneração, a transformação do ser humano, através da pregação do Evangelho de Cristo, tomando por base a Bíblia Sagrada.
Para ele, o que diferencia a Assembleia de Deus das demais religiões é o fato de ser pentecostal, ou seja, dar ênfase ao mover do Espírito de Deus, o Espírito Santo nos cultos. "É a nossa liturgia de culto, pois damos muito ênfase a operação e a manifestação do Espírito Santo. Aonde não somente os membros, mas todos os participantes têm a liberdade de glorificar a Deus em voz alta, cantando, orando, se emocionando. As pessoas demonstram o que estão sentindo, pois tem liberdade para extravasarem esta alegria em forma de gratidão a Deus. Enquanto as igrejas tradicionais não tem esta abertura". 
O pastor informa que a igreja está aberta para quem quiser participar. "Muitas pessoas tem doenças espirituais, psicossomáticas, doenças da alma e nesta área a nossa igreja então tem uma atuação muito forte, temos testemunhos de pessoas que Deus libertou, curou destes problemas. As pessoas que buscam a Deus no seu desespero, vão ao nosso culto e sentem Deus. E isso cativa as pessoas, traz as pessoas para a igreja e realmente muda a vida da gente, para melhor".
Conforme Paulo, a Assembleia de Deus desenvolve um trabalho social com as pessoas mais necessitadas, como campanha do agasalho, distribuição de cestas básicas, entre outros. "A igreja também mantém financeiramente dois missionários nativos na África, que trabalham no serviço de evangelização e trabalho social". 

Datas e horários dos cultos
Os cultos são realizados na terça-feira com o círculo de oração destinado às mulheres, às 19h30min; na quinta tem o culto da vitória, 19h30min, aberto a todos os membros e interessados; aos sábados às 19h30min tem culto da juventude, e no domingo, às 19 horas, é o grande culto público. 
A igreja também tem templos nos bairros Promorar e Guaíra onde realiza seus cultos duas vezes por semana à noite. 
A sede está localizada na rua Osvaldo Cruz, 910, em diagonal com antigo hospital Santo Antônio.



Associação Brasileira de Ateus aponta que de 1% a 3%
da população não tem crença em Deus

Presidente da Atea, Daniel Sottomaior


Em entrevista ao jornal Semanal, o presidente e um dos fundadores da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), Daniel Sottomaior, declara que a associação adota a seguinte definição para o que é ser ateu: é o indivíduo que não tem crença na existência de deuses.
A Atea foi criada em 31 de agosto de 2008. Daniel tem 40 anos, é engenheiro e reside em São Paulo. Para ele, o único motivo para não se declarar sem religião é a rejeição social. "Como as sociedades estão se tornando cada vez mais livres e democráticas, a tendência é que as pessoas se sintam cada vez mais à vontade para serem abertas quanto a sua posição. Um ateu é uma pessoa sem crença em deuses, independentemente de ser antireligioso".
Conforme ele, as pesquisas atuais apontam de 1 a 3% de ateus no país. "A Atea surgiu da necessidade crescente de ateus se organizarem e conta atualmente com mais de seis mil associados de todo Brasil, de acordo com dados de julho deste ano". 
Daniel ressalta que um dos principais objetivos da associação é combater o preconceito e a desinformação a respeito do ateísmo e do agnosticismo, dos ateus e dos agnósticos. Ele destaca que o ateísmo não prega nada. "Ao contrário das religiões organizadas, o ateísmo não possui textos sagrados ou hierarquia. O ateísmo não é e nem possui uma doutrina e portanto a única coisa que todos os ateus têm em comum é a ausência de crença em deuses".
Porém, ele explica que nem todo ateu é antireligioso. "Há ateus que veem a religiosidade positivamente, outros a entendem como uma posição inofensiva, e há aqueles que veem a religião como um mal. Infelizmente não há dados confiáveis para saber qual a proporção de cada um".
Daniel pondera que todos nascem ateus, ou seja, sem crenças em quaisquer deuses, e a maior parte das pessoas adquire essa crença devido à doutrinação em casa e na escola. "Portanto, ao contrário do que acontece com a religião, alguns ateus sempre foram ateus, e outros se tornaram ateus".



Fotos: Aline Gehm e Divulgação/JS



Se a sua igreja não foi procurada pela reportagem 
do Semanal, entre em contato  pelo fone 3535-1033 ou 
no e-mail redacaojsemanal@yahoo.com.br



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

29/09/2017   |
29/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |
01/09/2017   |
01/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS