Sábado, 29 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

APAE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

28/08/2015 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
O tema da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, para o ano de 2015 é "Inclusão se conquista com autonomia".

Nesta edição, entrevistamos Nadir Inês Gabe - Diretora Administrava e Marcelo da Silveira - Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE. Com muita propriedade e um trabalho incansável, eles falam sobre demandas, necessidade, solidariedade e inclusão.

Quantos alunos a APAE Atende?
Hoje temos 196 alunos matriculados.

Todos do Município de Três de Maio?
Não. A APAE atende alunos dos municípios de Três de Maio, Horizontina, São José do Inhacorá e Dr. Mauricio Cardoso.

Além do pedagógico, quais as especialidades que a APAE oferece a seus alunos?
- Atendimento de Serviço Social;
- Atendimento de Fisioterapia;
- Atendimento de Fonoaudiologia;
- Atendimento de Psicologia;
- Atendimento de Terapia Ocupacional;
- Atendimentos médicos: Clínica Geral, Neurologia, Neuropediatria, Psiquiatria e Técnica de Enfermagem;
- Atendimento Pedagógico Especializado;

Quanto aos recursos financeiros, de onde provem a grande maioria da receita?
União, Estado, Município, 38% de nossa manutenção vem da Comunidade através do Bingo SOS, Doação Imposto de Renda, Promoções, Rifas e Doações de Pessoas Físicas e Jurídicas no anonimato.

A APAE de Três de Maio é referencia em gestão a nível estadual e nacional. Sempre pontuada em todos os quesitos. O que pode falar sobre isso?
Os gestores da APAE há muitos anos pensam e organizam as estratégias desta Instituição de forma que consiga sua auto-suficiência financeira aliada aos atendimentos pedagógicos, de saúde e assistência social, sempre atualizados e focados para autonomia dos alunos/pacientes/usuários e seus familiares. Isso implica em dedicação, participação, responsabilidade nas ações, o que demanda articulação com organizações governamentais e não governamentais em todas as instâncias, sejam do País, Estado ou Município. A consequência disto é a atualização das informações em tempo diferenciado de muitas outras ONGS, bem como ocorre à qualificação dos profissionais que se envolvem neste processo e acabam por serem também referenciados na para participação dos Conselhos municipais, estaduais e nacionais.

Como acontece a inclusão dos alunos da APAE, com a comunidade e as escolas?
O processo de inclusão é algo contínuo e gradual.  Entendemos que necessitamos de uma cultura inclusiva, de respeito e de subsídios aos cidadãos para a compreensão do que significa a participação ativa em sociedade das pessoas com deficiência. Pois, até pouco tempo, na lógica da produtividade, pessoas improdutivas são incapazes. Incapazes de apreender, de trabalhar, de conviver com outras pessoas. Aos poucos, esse pensamento da sociedade vem sendo revisto e assim, o reconhecimento de que pessoas com deficiência são sujeitos de direitos, são cidadãos como todos nós. Atualmente as instituições de educação, as empresas, outras organizações sejam publicas ou privadas estão dando mais visibilidade à proposta de inclusão. Em nossa região há vários exemplos de atividades onde se tem a participação ativa do público da Educação Especial.

A APAE atende alunos incluídos nas escolas municipais, estaduais e particulares e oferece atendimento educacional especializado - AEE, de forma não substitutiva á escolarização para alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla, matriculados no contra turno da escola regular de classe comum de ensino, para educação básica.

Tem como objetivo desenvolver estratégias de aprendizagem através de recursos tecnológicos e pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento das habilidades individuais, contribuindo para a construção do conhecimento, complementando sua formação educacional, juntamente com os serviços de Saúde, Educação e Assistência Social.

Sobre a doação do imposto de renda, como proceder?
PESSOA FÍSICA que faz declaração do imposto de renda completa pode destinar até 6% do valor do imposto de renda devido e PESSOA JURÍDICA poderá doar 1% do imposto devido para o Fundo Municipal destinado para a APAE. Você pode ser responsável por construir um mundo melhor, basta aderir à campanha "IMPOSTO QUE RENDE". Muitos já o fazem no anonimato, seja você também um doador. Assim você poderá acompanhar a aplicação dos seus impostos. Que tal fazer uma doação em vez de pagar Imposto de Renda? Para maiores informações, ligue para APAE pelos telefones, (55) 3535-1994 ou 3535-1063.

Muitos são os colaboradores, outros fazem sua doação no anonimato. O que pode falar sobre isso?
A doação é algo também da subjetividade, pois tanto aqueles que contribuem com seu trabalho, seu tempo, seus recursos financeiros acreditam que precisamos fazer algo para contribuir com a cultura da boa educação, do respeito, da boa convivência em sociedade, da solidariedade e isso é concretizado da forma com que a pessoa irá se sentir melhor..

Quanto ao BINGO, como posso contribuir?
Para contribuir com o BINGO SOS APAE, basta ligar para nós pelos telefones (55) 3535-1994 ou (55) 3535-1063 que nós iremos até você.

Você contribui com R$ 28,00 (vinte e oito reais) e concorre com 4 Prêmios mensais: 1º Premio: 8% do valor arrecadado, 2º Premio 4% do valor arrecadado, 3º Premio: 2 %  do valor arrecadado, e  4º Premio: 2 % do valor arrecadado. Acompanhe o sorteio mensal pelos meios de comunicação, sempre na ultima terça-feira de cada mês.Sua contribuição faz a diferença em nosso dia-a-dia. Ajude-nos atingir a CAMPANHA APAE MIL AMIGOS. Indique amigos que gostam de fazer o bem sem olhar a quem, pois todo dia é dia de doar.

A piscina de hidroginástica é um grande bem aos alunos. Ela também é aberta a comunidade. Como devo proceder para ter acesso às aulas?
As aulas de Hidroginástica estão abertas a comunidade de segunda a sexta-feira, a partir das 17h30min. Para participar devera trazer um atestado médico que esteja apto para realizar atividades de hidroginástica. O valor da mensalidade é de R$ 93,00 (noventa e três reais) com direito a 2 horas semanais. Ligue para agendar seu horário pelos telefones: (55) 3535-1994 ou 3535- 1063.

Quais as ponderações e mensagens aos nossos leitores?
A APAE de Três de Maio mantenedora da Escola de Educação Especial Helen Keller e do Centro de Atendimento Educacional Especializado Helen Keller, completa neste ano 46 anos de trabalho e dedicação à pessoa com deficiência, prestando serviços de qualidade, com profissionais qualificados, buscando em suas ações e projetos a garantia da cidadania e igualdade destas.

O tema da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, para o ano de 2015 é "Inclusão se conquista com autonomia".

O tema, com base em estudos, nos leva a refletir a importância da inclusão e autonomia, não somente como discurso, mas como prática e compromisso de toda a sociedade, reconhecidamente, uma questão de justiça social e garantia da cidadania. O investimento no combate à exclusão e, ao mesmo tempo, em ações de empoderamento, resulta em benefícios àqueles que se encontram marginalizados, devido à situação de deficiência e outras.

No cenário atual, embora mudanças e conquistas asseguradas na legislação nacional, muito ainda precisa ser feito, especialmente com ações voltadas à implementação do instituído. Embora a história da pessoa com deficiência esteja em processo de repaginação e ela já se encontre mais presente nos diversos cenários e movimentos de luta pela inclusão social, autonomia, igualdade de oportunidades, participação, segurança, liberdade e respeito, são necessárias mudanças nas relações familiares, comunitárias, nos contextos socioculturais diversos, e politicas públicas que assegurem participação plena e qualidade de vida, usufruto dos diretos e deveres políticos e sociais, o que vem reforçar o tema Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A APAE tem uma diretoria voluntária que realiza seu trabalho com responsabilidade, eficácia, transparência e comprometimento com a causa da pessoa com deficiência, pois acredita que este é um modo de contribuir com a vida em sociedade de forma valorizar o ser humano na sua condição de sujeito e cidadão.
Assim, nestes 46 anos de vida da APAE de Três de Maio, temos a maturidade de afirmar que necessitamos apreender e repreender todos os dias, pois o trabalho para e com as pessoas com deficiência e seus familiares exigem que saibamos cada vez mais rever nossas preconcepções acerca da vida em sociedade. Isto também nos fortalece para a incansável luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência bem como em subsidiar as famílias na qualificação das relações sócio familiares.




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

20/04/2017   |
13/04/2017   |
07/04/2017   |
31/03/2017   |
24/03/2017   |
17/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS