Quarta-feira, 26 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Semana para cultivar as tradições

18/09/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Programação no CTG Tropeiros do Buricá tem continuidade neste sábado, com jantar-baile e no domingo, com churrasco 
O orgulho de ser gaúcho e cultivar as tradições desta terra afloram nesta época do ano, a qual vivenciamos a Semana Farroupilha. Em todo o Rio Grande do Sul, centros de tradições gaúchas e entidades ligadas ao tradicionalismo evidenciam o amor e o respeito por este pago, culminando no dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho. 
Em Três de Maio, a Semana Farroupilha teve início na manhã de domingo, 13, com a chegada da chama crioula. Em torno de 20 cavalarianos do CTG Tropeiros do Buricá levaram a centelha até o centro de tradições gaúchas, onde foi realizada a cerimônia de abertura.
Este ano, a chama crioula foi distribuída em 15 de agosto, em Chuí, para as 30 regiões tradicionalistas do RS. Pela primeira vez, ela foi acesa fora do país, em Colônia do Sacramento (Uruguai).
O tema de 2015 dos Festejos Farroupilhas é "O campeirismo gaúcho", e também são destacados os 180 anos do início da Revolução Farroupilha e os 170 anos da paz de Ponche Verde. 
Desfile Farroupilha é cancelado
A programação da Semana Farroupilha em Três de Maio durante a semana teve distribuição da chama nas escolas, jantar a cargo de instituições de ensino e entidades e diversas atividades.
Neste sábado, 19, haverá jantar com apresentação da nova coreografia da invernada adulta para o Enart 2015 e baile com o grupo Herança Campeira do Sul. A programação encerra no domingo, após o almoço com churrasco no parque de rodeios Edibaldo Stiegelmeier.
Este ano, não será realizada Festa Campeira e o Desfile Farroupilha, no dia 20, em virtude de casos confirmados no Estado da doença do mormo, que atinge animais, principalmente cavalos, e que pode ser transmitida às pessoas. A realização do desfile dependia do resultado de exame de um equino de Três de Maio. Mas, como ainda não se tem o resultado, que leva dias para ficar pronto, a patronagem decidiu cancelar o desfile.

Preparação em busca de uma vaga na final do Enart
A paixão que move os gaúchos em cultivar os costumes riograndenses é a mesma que motiva 24 jovens a ir em busca de um sonho através da dança tradicionalista gaúcha.
Mas antes de conquistar este sonho, os jovens do Elenco Adulto de Danças do CTG Tropeiros do Buricá de Três de Maio realizam neste sábado, 19 de setembro, a pré-estreia em preparação a fase inter-regional do Encontro de Arte e Tradição (Enart).
A apresentação faz parte da programação da Semana Farroupilha do CTG e acontece amanhã a partir das 20 horas, com jantar baile, no galpão da entidade tradicionalista.
O evento será uma prévia da apresentação do Elenco Adulto na fase  inter-regional do Enart, que acontece na cidade de Frederico Westphalen nos dias 10 e 11 de outubro. 
Esta etapa é classificatória. Neste ano, o grupo três-maiense será o quarto a se apresentar no sábado (10 de outubro). Dos 25 grupos participantes, se classificam apenas 13 grupos para o domingo (11 de outubro), quando destes, apenas 10 irão para a final do Enart, em Santa Cruz do Sul, em novembro.
Elenco Adulto de Dança
Atualmente, o Elenco Adulto de Danças do CTG Tropeiros do Buricá conta com 24 integrantes, entre 15 e 29 anos. Não é o mesmo grupo do ano passado (que se classificou para a fase final do Enart), pois alguns dançarinos saíram e outros novos entraram.
A maioria dos integrantes é de Três de Maio. Apenas três são de Santo Cristo, além da instrutora Gianna que é  de Santa Rosa; do instrutor Rinaldo de Porto Alegre e do coreógrafo Diego que é de Pelotas.
Preparação e ensaios
Conforme uma das coordenadoras do Elenco, Alessandra Reinehr, o grupo está se dedicando ao máximo, tentando corrigir todo e qualquer pequeno detalhe que esteja fora do lugar. 
A rotina de ensaios é rigorosa. O grupo se reúne aos sábados à tarde das 14 às 18 horas, domingos das 8 às 13 horas e nas quintas-feiras, das 23h30 às 2h30. 
Toda essa preparação tem um motivo. Na fase inter-regional em cada apresentação serão executadas cinco danças. O grupo ensaia nove danças tradicionais (três danças de pares distribuídos, três de roda e três  danças de pares enlaçados) mais a dança da entrada e a da saída.
Alessandra explica ainda que, na etapa em Frederico Westphalen, 15 minutos antes da apresentação, um casal do Elenco irá sortear junto da comissão avaliadora três danças tradicionais, uma de pares distribuídos, uma de roda e uma de fila, que serão apresentadas junto a entrada e a saída.
Elenco Adulto de Danças do CTG Tropeiros do Buricá de Três de Maio se prepara para a fase inter-regional do Enart, 
em outubro, que classifica para a grande final em novembro do maior festival da cultura gaúcha

FOTO PRINCIPAL: PAULO MARQUES
FOTO 2: DIVULGAÇÃO

Confira a matéria completa no jornal impresso




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

24/03/2017   |
16/09/2016   |
09/09/2016   |
06/11/2015   |
16/10/2015   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS