Sábado, 24 de junho de 2017
Ano XXIX - Edição 1462
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Entenda as diferenças entre os trajes

18/09/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
O convite para a festa chegou, e junto ao convite, a sugestão do traje. 
A ideia é estabelecer um padrão para que ninguém se sinta desconfortável entre os convidados. Mesmo assim, ficar na dúvida sobre a roupa certa, para vestir, é mais comum do que se imagina. Visando tirar algumas dúvidas, listamos as definições. 

Esporte 
É o vestuário comum para o almoço com amigos, exposições, aniversários, batizados e churrascos. Não é necessária uma produção sofisticada, porém, não é motivo para ir desleixado à festa. "Portanto, não apareça com a roupa de malhar".
Traje masculino: Calças de brim ou jeans estão liberadas na produção, combinadas com camisas esportivas ou polo. Se o clima não cooperar e estiver frio, aposte em jaquetas, suéteres ou blazers esportivos feitos de couro ou veludo. Complete o visual com mocassins ou sapatênis. 
Traje feminino: Vestidos curtos ou na altura dos joelhos são ideais para a ocasião, além de outras opções como saias, calças jeans e bermudas. As composições pedem tecidos leves e sem brilhos. Nos pés, sandálias de saltos médios ou baixos, sapatilhas ou botas. Já as bolsas, médias ou grandes, podem ser de um material mais esportivo. Atenção ao toque final da produção: "invista na maquiagem discreta e nos cabelos bem penteados e tratados".

Passeio ou esporte fino
Traje feminino: Nesse caso, a sofisticação fica no meio termo. "Porém, não permite o uso de jeans". Geralmente, o tipo de traje é aconselhado para almoços, conferências, vernissages (pré-estreias de exibições), eventos à luz do dia. Para a noite, é permitido um tecido de mais nobre. Salto alto ou médio combinado com bolsa média ou grande. "Os cabelos devem estar bem alinhados e a maquiagem, suave". 
Traje masculino: Se o evento for noturno, o paletó escuro ou médio, usados com gravata, é boa pedida.
Durante o dia, vale optar por blazer e calça mais claros, podendo escolher entre usar ou não gravata. A composição calça de sarja com camisa e blazer também pode ser opção para o dia. Nos pés, sapato social ou mocassins. 

Social ou passeio completo
Para esse tipo de evento, o traje é sofisticado e elegante. Coquetéis jantares especiais, bailes comemorativos, festas de 15 anos e casamentos são os que mais pedem esse tipo de traje.
Traje masculino: O costume (dupla calça e paletó) escuro, camisa social e gravata formam a combinação ideal para esse tipo de ocasião, além do sapato social e cinto. O terno (calça, paletó e colete) também é outra alternativa. 
Traje feminino:  O uso do longo não é obrigatório, podendo ser utilizado o longuete (vestido na altura do joelho), tailleurs, saias e blusas ou terninhos. "Mas sempre com tecidos sofisticados".  As fendas e decotes estão liberados, mas sem exageros. O mesmo vale para bordados e brilhos nos trajes. Boleros, peles falsas e xales são ideais, se o clima estiver frio. Os acessórios pedem saltos altos e bolsas pequenas. "A ida ao cabeleireiro é importante para produzir o penteado e a maquiagem mais elaborados". 

Rigor ou Black tie
O traje para esse tipo de evento deve possuir alto grau de formalidade e sofisticação. Costuma ser escolhido para premiações e bailes da corte. 
Traje masculino: O uso de smoking é imprescindível, além de sapatos de amarrar pretos, de verniz ou coro liso.
Traje feminino: Os vestidos longos são os mais comuns para a ocasião. Sempre com muito glamour . 
Importante: Cuidado para o uso de decotes, transparências e fendas. "Evite o excesso de informação. Quanto aos cabelos, a dica é apostar em um penteado preso, ou cabelo liso, limpo e bem tratado.






Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

16/06/2017   |
09/06/2017   |
02/06/2017   |
26/05/2017   |
19/05/2017   |
12/05/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS