Uma mobilização nacional busca incentivar pais e responsáveis a levarem as meninas de 9 a 11 anos para tomar a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Conforme o Ministério da Saúde, as adolescentes desta faixa etária tomaram a primeira dose da vacina há seis meses, portanto devem retornar a um posto para receber a segunda dose. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.
No Brasil, até agosto, apenas 2,5 milhões de meninas nesta faixa etária foram vacinadas contra HPV. Isso representa 50,9% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de adolescentes nesta faixa-etária. Já no Rio Grande do Sul, 131,4 mil adolescentes tomaram a primeira dose, o que representa 54,4% do público-alvo formado por 241,8 mil meninas nessa faixa-etária no Estado.
Em Três de Maio, a meta é vacinar 425 meninas entre 9 a 11 anos, sendo que até o momento, apenas 181 foram vacinadas, o que representa um percentual de 42,59%, conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Mirian Herath Rascovetzki.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Confira a matéria completa no jornal impresso