Sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
Ano XXX - Edição 1540
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

A Coluna do J

09/10/2015 - Por J Moraes
Tweet Compartilhar
   COM A CRISE, dois grandes projetos importantes para o desenvolvimento da região deverão ser empurrados por pelo menos 10 anos à frente. A Ponte Internacional, que se arrasta há mais de 20 anos, e a  barragem Garabi/Panambi ambas no Rio Uruguai, a menos tempo, mas que também não anda. Se em tempos de vacas, relativamente gordas, não andaram, agora vão para o fundo da gaveta. 
   LASTIMÁVEL o número de eleitores que compareceu as urnas para votar no Conselho Tutelar. Na maioria dos municípios, os votantes não chegaram a 20%  do total de eleitores. Uma pergunta: Se nas eleições para prefeitos e vereadores o voto também fosse facultativo, a participação seria maior? Tenho sérias dúvidas.
   FALTANDO menos de um ano para as eleições de 2016, todo mundo de barba de molho. Um dos motivos é a convulsão política que vive o país, e o outro, a crise.  Deveremos ter eleições franciscanas. Dinheiro vai ser muito pouco. O eleitor acostumado a aproveitar o período eleitoral para levar alguma vantagem, poder ir tirando o cavalinho da chuva. Desse mato não vai sair lebre.
   SALAS VAZIAS aumentam a cada dia no centro das cidades. Locais estratégicos muito valorizados em outros tempos.  Alguns até com valores fora da realidade. O que mais se vê agora nas vitrines são as placas de aluga-se. E a tendência é piorar.
   CENTRO DE Três de  Maio nos últimos tempos, vem recebendo melhorias consideráveis. Ficando "daqui ó". A recuperação do asfalto nas principais vias melhora muito a acessibilidade. As mudanças no trânsito também melhoraram o fluxo de veículos. Seria necessário agora espraiar essas melhorias para as ruas adjacentes.  
   SERÁ QUE a crise atingiu o ensino superior? Provavelmente sim! O tamanho do impacto vamos ficar sabendo nos próximos meses. Todas as faculdades da região estão com as inscrições abertas para o vestibular 2016.  A disputa pela conquista dos egressos  do ensino médio vai ser dura. A redução dos recursos e aumento dos juros do FIES devem pesar. Muita gente pode desistir.
   DESDE O DIA 1º DE outubro está proibida a pesca na bacia do Rio Uruguai.  Começou o período da Piracema, quando os peixes sobem para as cabeceiras para a desova.  Está proibida a pesca  em barco a motor e o uso de carretilhas e molinetes. A Piracema dura quatro meses.
   CALIBRANDO - TOP EM TUDO: John Deere realiza campanha nacional de doação de alimentos. OLHO POR OLHO, dente por dente: Brasileiros acham que bandido bom é bandido morto. DE PARAÍSO, o Brasil se transformou no inferno das montadoras de veículos. Bem feito. ALGUNS remédios da farmácia popular já estão em falta. E SE A DILMA suspender o bolsa família? COMÉRCIO na maior incerteza em relação as vendas de fim de ano.
   ÓTIMO FIM DE SEMANA - curtindo The Walkers, dando um play em "There's No More Corn On The Brasos".


Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

23/12/2016   |
16/12/2016   |
12/12/2016   |
02/12/2016   |
25/11/2016   |
18/11/2016   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS