Domingo, 22 de outubro de 2017
Ano XXIX - Edição 1479
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Micropigmentação de sobrancelhas

09/10/2015 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Nesta edição, uma entrevista com a fisioterapeuta Taciara Demboski, pós-graduanda em Fisioterapia Dermato-Funcional pela (ISEPE- Pós-Graduação, Passo Fundo), também no currículo, uma especialização em Micropigmentaçao, pela Mag Estética (Pioneira em Micropigmentação no Brasil).
Profissional com muito preparo e determinação, era tira dúvidas sobre micropigmentação de sobrancelha, o procedimento mais queridinho da vez.


O que é micropigmentação?
   É  uma técnica de implantação de pigmentos exógenos na camada superficial da pele, com o auxílio de um equipamento chamado Dermógrafo e agulhas específicas, tendo como finalidade a correção ou o embelezamento estético.
Para quem é indicado?
   O procedimento é indicado para pessoas que queiram realçar, embelezar, corrigir falhas ou modificar as sobrancelhas e linha natural dos olhos.
Quanto tempo dura?
   Por ser superficial e ter um efeito natural, a duração média é de 10 a 24 meses, podendo variar de acordo com os cuidados tomados pela cliente.
Quais os cuidados após o procedimento?
   Após o procedimento, alguns cuidados devem ser tomados para que haja uma boa cicatrização e fixação do pigmento na pele:
- Utilizar creme finalizante de 3 a 4 vezes ao dia;
- Não utilizar outras loções no local do procedimento;
- Não retirar as crostas;
- Não coçar;
- Evitar expor a área pigmentada ao vapor, sol e piscina;
- Realizar compressas com água gelada ou chá calmante frio (em casos de micropigmentação da linha natural dos olhos).
É necessário fazer o retoque?
   O retoque é feito após 30 dias em que foi realizada a micropigmentação, porém, nem sempre é necessário fazê-lo. Nos primeiros dias, o trabalho realizado ficará mais escuro até que ocorra a cicatrização e a crosta caia. Após isso, apresentará um efeito mais natural, podendo ficar mais claro que o desejado. O retoque é indicado caso tenha ficado alguma falha, assimetria, fino/largo ou claro/escuro.
O procedimento da micropigmentação dói?
   A dor varia de pessoa para pessoa, não existe regra. Para a grande maioria é uma dor muito tranquila, algumas pessoas nem sentem, e para uma pequena parte pode ser mais doloroso. Por isso, antes do procedimento, é passado um anestésico para que haja o alívio da dor.
O material usado é descartável?
   Todo o material utilizado é descartável, desde agulhas, batoques, porta-tintas, luvas, toucas, máscaras, etc.
Micropigmentação X Maquiagem Definitiva. O que pode falar?
   A micropigmentação é diferente da antiga Maquiagem Definitiva, pois não é um procedimento permanente. O pigmento atinge somente a camada mais superficial da pele (epiderme) e, com o passar dos meses, o pigmento é absorvido pelo corpo, enquanto que, a maquiagem definitiva é realizada nas camadas mais profundas da pele, portanto, é muito mais difícil de ser retirada totalmente.
Homens também podem fazer a micropigmentação de sobrancelhas?
   Engana-se quem pensa que homens não podem fazer micropigmentação de sobrancelhas, eles podem sim, e devem! Muitos homens apresentam falhas em suas sobrancelhas ou possuem poucos pêlos, assim, a micropigmentação é o procedimento ideal para eles. O trabalho é feito de uma maneira um pouco diferente da realizada na mulher, mantendo assim, a sobrancelha o mais natural possível.
Quais são as técnicas para o micropigmentação e qual a mais utilizada?
   Técnica Fio a Fio: reproduz um fio, preenchendo falhas, dando volume e forma à sobrancelha.
   Técnica Compactada: consiste em fazer um traço perfeito, reproduzindo uma sobrancelha, sendo indicada em casos no qual a pessoa tem poucos pelos ou nenhum.
   Técnica Esfumaçada: é um efeito de maquiagem, como se fosse passada uma sombra na sobrancelha.
   A Técnica Fio a Fio tem sido a mais procurada e, hoje, as técnicas permitem cada vez mais um efeito mais natural, mesmo para aquelas pessoas que possuem pouquíssimos pelos.
Existe alguma restrição médica para quem quer fazer a Micropigmentação?
   Em alguns casos é necessária à autorização médica para realizar o procedimento, por isso, antes de fazer a micropigmentação é preciso preencher uma ficha de anamnese para detectar uma possível intervenção médica. Entre os casos, podemos citar: pessoas que estejam passando por quimioterapia, que tenham diabetes, lúpus e problemas oculares (em casos de micropigmentação da linha natural dos olhos). Pessoas que estejam com o Vírus Herpes ativo também não podem realizar a micropigmentação.
Em média, quanto tempo demora uma sessão?
   A sessão dura em média de uma hora e trinta minutos à duas horas. Cada caso varia, o tempo é contado desde o preenchimento detalhado da ficha de anamnese até o procedimento de micropigmentação.
Existe idade ideal para o procedimento?
   Menores de idade, a partir dos 16 anos podem realizar o procedimento mediante autorização do responsável, quanto aos demais, não há limite de idade.
Quais as ponderações aos nossos leitores?
   O rosto é nosso cartão de visitas, portanto, deve ser cuidado sempre nos mínimos detalhes. As sobrancelhas são a moldura do nosso rosto e além de contribuírem para um olhar marcante, são as responsáveis por nossas expressões (felicidade, surpresa, etc.). Então, procure sempre um profissional qualificado para cuidar da sua beleza e garantir que você sinta-se bem!

Confira o antes e depois da aplicação de micropigmentação em sobrancelha








Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

13/10/2017   |
06/10/2017   |
29/09/2017   |
22/09/2017   |
15/09/2017   |
08/09/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS