Sexta-feira, 24 de maio de 2019
Ano XXX - Edição 1558
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Economia para Consumo

23/10/2015 - Por João Seno
Tweet Compartilhar
À GUISA DE COMENTÁRIO - EDUCAÇÃO X FAMÍLIA - A família neste momento está em evidência. Até o Papa Francisco convocou um sínodo, para discutir a família em nível de Igreja. Como na política, há os que são favoráveis e outros tantos desfavoráveis no que concerne à importância da família no cômputo social. Evidentemente, nem todos os bispos pensam a mesma coisa da família. Nem todos avaliam da mesma forma a sua importância. Imaginem um horticultor que lida com verduras. O que ele tem que fazer? Ora, cuidar das plantas: colocar adubo, regar regularmente, cuidar dos insetos e micróbios, proteger a cultura. A família faz exatamente isso com os filhos. O filho é uma planta que precisa de cuidados, de carinho, de assistência, de acompanhamento dos pais, de exemplos. Os pais fazem o papel do horticultor. Neste momento em que a família é objeto de debates, quanto à sua importância, volta à tona a relação educação x família. Se o horticultor lança boas sementes, colhe bons frutos. Da mesma forma, queiram ou não os que não prezam a família, os bons exemplos dos pais resultam em bons cidadãos e boas cidadãs, base de uma sociedade. 
EDUCAÇÃO X DESENVOLVIMENTO - "Está mais do que provada a estreita correlação entre educação e desenvolvimento. O Brasil não será uma nação rica sem que seus escassos recursos sejam bem aplicados em educação." A frase é do ex-ministro Maílson da Nóbrega. De fato, a Alemanha, o Japão, a China, a Coreia do Sul e outros países desenvolvidos são exemplos disso. 
PIADA - "O MERCOSUL É UMA PIADA EM TERMOS DE PARCERIAS ECONÔMICO-COMERCIAIS". - A afirmação é do colunista do Correio do Povo, Rogério Mendelski.
QUEM NÃO ESTÁ ENROLADO? - Quem neste País está livre de suspeitas de ter recebido propinas? Agora, até o ministro do TCU, Augusto Nardes, teria recebido pagamentos da ordem de 2,6 milhões. É o presidente da Câmara, são senadores, deputados e o escambau. Vamos parar com isso! Vamos passar este País a limpo! E não pensem que tudo já tenha sido esclarecido. 
INFLAÇÃO NÃO PARA - A inflação oficial do ano atingiu, em setembro, 7,64%. Bem acima do teto. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação sobe para 9,49%. 
E A NOSSA EDUCAÇÃO? - Uma ex-aluna exemplar dos bons tempos visitou o colunista, depois de muitos anos, para comentar o nível de nossa educação: alunos desinteressados e violentos, aprendizagem perto de zero. O único interesse da classe estudantil é o aparelho eletrônico. Culpa de quem? 
AFINAL DE CONTAS - Para que existe governo? É para disputar conquistas políticas, satisfazer interesses pessoais, ou os governantes são eleitos para atender os interesses do povo e da Nação? Boa pergunta, num momento em que Executivo e Legislativo se digladiam e são alheios aos interesses da população. 
AGRONEGÓCIO - Não se pode desmerecer a importância do agronegócio que significa em terras brasileiras 30% do Produto Interno Bruto. Isso é de suma importância, quando se sabe que ainda neste século, lá por volta de 2050, o universo terá cerca de 9 bilhões de bocas para alimentar. 




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

17/05/2019   |
10/05/2019   |
04/05/2019   |
26/04/2019   |
12/04/2019   |
05/04/2019   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS