Terça-feira, 27 de junho de 2017
Ano XXIX - Edição 1462
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Violência Contra a Mulher - Parte I

30/10/2015 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
Ao findar o mês de outubro, mês de intensas atividades voltadas a prevenção do câncer de mama, trouxemos outro tema bastante relevante: "Violência contra a Mulher".  
A violência contra mulheres e meninas é uma grave violação dos direitos humanos, e, por mais mobilização que tenha, os índices de violência contra a mulher não param de crescer. 
Leis brandas? Medo? Exposição? Vergonha? A luta, a prevenção e os desafios persistem. 
"Violência Contra a Mulher", tema da redação do Enem 2015, carece de muita discussão e muita implementação das leis contra os agressores. Com a palavra, a equipe técnica do CRM - Centro de Referência da Mulher Flor de Liz

O que é o Centro de Referência da Mulher - Flor de Liz?
O CRM Flor de Liz é um serviço público, de acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica, contando com atendimento profissional das técnicas: Psicóloga, Assistente Social e Assessora Jurídica, com vista ao fortalecimento da mulher e resgate da sua cidadania.
A que é vinculado? Onde é a sala de atendimento? 
É vinculado a Secretaria Municipal de Políticas da Mulher, que é uma das 3 Secretarias Municipais no Estado do Rio Grande do Sul . A Secretaria foi criada em 2012, tendo como objetivo realizar projetos referentes à mulher, garantindo o acesso a uma política pública de qualidade. O Flor de Liz existe desde o ano de 2007, desenvolvendo suas atividades junto à Secretaria, sendo inaugurado com espaço próprio em abril de 2013, localizado na Rua Padre Cacique nº 498, sala 1. 
Qual a sua finalidade?
Prevenção, esclarecimento, orientação, acompanhamento às mulheres em situação de violência doméstica.
Como são feitos os atendimentos?
Primeiramente a mulher que procura o CRM, é acolhida e as técnicas fazem o atendimento interdisciplinar. É realizado o atendimento de forma sigilosa, onde a mulher encontra um serviço de orientação especializado em um momento tão difícil que está passando. 
Em que momento procurar?
A mulher deve procurar o Flor de Liz de forma preventiva, quando tiver dúvidas se sua relação conjugal tem a presença de violência ou não e no caso de a violência estar ocorrendo, as técnicas estarão lhe esperando para as devidos procedimentos. 
Quais as áreas de atendimento?
Área social, psicológica e jurídica.
O que é considerado violência doméstica?
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), estabelece 5 formas de violência contra a mulher: Física, Psicológica, Sexual, Patrimonial e Moral, podendo ocorrer de forma isolada ou combinada. As formas são:
VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA - Qualquer conduta que cause danos emocionais, prejudique a autoestima, vise controlar suas ações como ameaças, constrangimentos, humilhações, vigilâncias constantes, perseguições, etc.
VIOLÊNCIA MORAL - Qualquer ofensa contra a honra, injúria, calúnia ou difamação.
VIOLÊNCIA SEXUAL - Presenciar, manter ou obrigar a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força, que induza a mulher a comercializar ou utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade. 
VIOLÊNCIA PATRIMONIAL - Qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, documentos, instrumentos de trabalho, bens, etc.
VIOLÊNCIA FÍSICA - Ofender a integridade ou saúde corporal - bater, chutar, queimar, cortar, mutilar, etc.
Existe algum trabalho em Rede no município de Três de Maio? 
O município de Três de Maio através de iniciativa do CRM - Flor de Liz, conta com uma Rede de Atendimento à mulher em situação de violência doméstica, sendo que qualquer instituição da Rede poderá atender casos de violência e encaminhar ao Centro de Referência da Mulher. A Rede de Atendimento é formada pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Militar, Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Habitação e Desenvolvimento Social, HSVP, COMDIM, CRAS e CREAS, com reuniões trimestrais.  

Na foto: Laura Irber Redel, Assessora Jurídica;  Inês Woichekoski, Secretária;
Paola Schmitt Nagl, Assistente Social  e Diana Kettner, Psicóloga 

FOTO: STUDIOCRIATIVO



EQUIPE FLOR DE LIZ



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

16/06/2017   |
09/06/2017   |
02/06/2017   |
26/05/2017   |
19/05/2017   |
12/05/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS