Sábado, 29 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

Bola & Pano Ateliê

20/11/2015 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar
É sempre bom ter contato com pessoas que fazem o que gostam com talento, dedicação e acima de tudo, com empreendedorismo. Quem se encaixa nesse perfil são as irmãs Marilene Cassol e Zenaide Heinsch (Neca).  Em evidência nesta edição, "Bola & Pano Ateliê". 
Primeiro veio a aposentadoria das irmãs como professoras, e por iniciativa e motivação da senhora Gertrudes Heinsch, mãe de Marilene e Neca, surgiu o artesanato em bolas decorativas de patchwork como hobby. Não demorou muito para o hobby virar sucesso. 
Nesta entrevista, elas contam um pouco sobre o Ateliê, e, mostram que é possível sim, começar um negócio e ser feliz! 

O que é Bola & Pano?
O ateliê Bola & Pano é um espaço destinado para a criação e produção de bolas natalinas, usando a técnica de patchwork embutido, isto é, o trabalho feito a partir de retalhos de tecidos de várias estampas, unidos por meio da criação de vários tipos de desenhos/padronagem, em bolas de isopor de diversos tamanhos e com variados acabamentos.
Como surgiu?
A origem de Bola & Pano nasceu dos momentos em que nos reuníamos na casa da mãe para montar pequenas peças de patchwork  orientadas pela professora Síria, amiga da família, conhecedora da técnica, que nos ensinava a combinar cores e estampas, preparando as peças para serem costuradas e quiltadas. Então, em 2014, quando próximo do Natal iniciamos a confecção das primeiras bolas natalinas, inspiradas pelas lindas estampas e cores. Procuramos saber mais sobre a técnica usada aprimorando-a a cada peça criada. Foi em janeiro de 2015 que decidimos produzir bolas natalinas em maior quantidade em virtude da boa aceitação. 
Onde buscam inspiração? 
O artesanato como toda a atividade criativa requer concentração e paciência, à noite, particularmente, é muito produtiva para a criação de novas peças. Busco inspiração em revistas, televisão, participação em exposições, cursos, em sites de decoração observando as tendências atuais.  
Quanto ao material, qual a matéria prima principal?
A matéria prima utilizada são basicamente as bolas de isopor e os retalhos de tecidos. As bolas de isopor usadas são nos tamanhos 200 mm, 150 mm, 125mm, 100mm, 0,75mm, os acabamentos são feitos com diversos materiais são eles:  fitas, fios, cordões, contas, galões, espelhos, sutaches, passamanarias, gregas, rendas, pedrarias e strass. A escolha do material usado requer cuidados especiais, pois primamos pela qualidade nas peças produzidas.
No processo de criação de uma peça, qual a parte que mais dá trabalho?
O processo de criação envolve conhecer a técnica de patchwork embutido e o que mais exige da nossa parte como artesãs é a habilidade em criar desenhos e combinar cores e estampas, na busca pela inovação dos designs, produzindo peças exclusivas.
O que motiva a fazer esse trabalho?
Nossa maior motivação está no processo de criação e produção visto que, as peças são feitas a mão, uma a uma, com amor e muita dedicação primando pela beleza e requinte em cada uma. Isso nos proporciona grande satisfação, além de nos sentirmos produtivas e envolvidas com um afazer que estará embelezando e propagando a cultura do Natal e principalmente, fortalecendo o espírito natalino em muitos lares. 
Bola & Pano é o ano todo ou só no período do Natal?
O Ateliê Bola & Pano comercializará seus produtos durante o ano todo, em horário diferenciado, para as datas comemorativas, em especial no período que antecipa o Natal e Páscoa com itens de decoração de interiores.
Quais as peças que fazem parte do carro chefe? 
A bola de isopor tamanho 100 mm tem sido um dos tamanhos mais comercializados, de fácil manejo, e que permite várias possibilidades de uso em espaços de decoração de interiores, tais como, halls, espelhos, lavabos, bandejas e principalmente, em árvores de Natal. 
Quais são as outras peças em destaque?
Outras peças em destaque são as bolas tamanho 200 mm, 150 mm, 125 mm que podem ser usadas em vitrines de lojas, cortinados, varandas e demais espaços da casa.
Ainda temos a bola acrílica tamanho 8,2cm personalizada para árvores natalinas, estas são confeccionadas usando contas em metro, cordões e fitas, no interior da bola são fixadas fotos e/ou  logomarcas de empresas.
Que outros produtos são comercializados por Bola & Pano Ateliê?
Além das bolas natalinas, Bola & Pano - ateliê comercializa árvores de Natal decoradas temáticas (inclusive decoramos a sua árvore de Natal) guirlandas, arranjos, bandejas decorativas, flores e outros produtos de bazar. Cabe ressaltar que as bolas natalinas são aromatizadas e embaladas em caixa e/ou sacos, individual ou ainda com três e doze unidades.
Mensagem aos nossos leitores:
Na época do Natal podemos ver vários tipos de decoração, com as mais variadas cores e símbolos, representando o nascimento de Jesus. Estes enfeites podem ser distribuídos por toda a casa, com o objetivo de alegrar os ambientes bem como trazer energias positivas, ligadas ao espírito de renovação, de paz e amor que o Natal nos traz. Dentre eles, as bolas de Natal são referência aos primeiros enfeites feitos nos pinheiros e carvalhos, substituídas pelas pedras e maçãs antes usadas, simbolizando os bons frutos.

Encomendas: 
Fones: (55) 3535-2177, 91426-642, 9961-3372 ou 9972-7730. 
E-mail: bolaepano@gmail.com | Facebook: bolaepanoatelie.  




Os lindos enfeites confeccionados no Ateliê caíram nas graças do público três-maiense



Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

20/04/2017   |
13/04/2017   |
07/04/2017   |
31/03/2017   |
24/03/2017   |
17/03/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS