Sexta-feira, 28 de abril de 2017
Ano XXIX - Edição 1454
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

História da família Ludwig em livro

23/11/2015 - Por Jornal Semanal
Tweet Compartilhar
Aldino José Ludwig, lança livro sobre a história da família Ludwig. 
O lançamento  ocorreu no encontro dos Ludwig realizado em Pinhalzinho - RS 
Formado em Administração de Empresas, tendo participado com crônicas, contos e poemas de cinco livros, quatro pela Associação Três-Maiense de Escritores - cujo quinto trabalho teve sua colaboração- e um pela Associação Santa-Rosense de Escritores. Coordenador da produção da revista comemorativa dos 58 anos da Escola Madre Madalena, de São José do Inhacorá e colaborador como revisor ortográfico, em muitas outras realizações, Aldino José Ludwig, lançou livro de sua autoria, sobre a história da família Ludwig.
Resgate da história
Aldino revela que há mais de 15 anos, o Irmão Eugênio Leopoldo Ludwig, de família de São José do Inhacorá, RS, deu os primeiros passos numa caminhada por trilhas espinhosas, na esperança de resgatar a história de seus antepassados, oriundos de Bardenbach, município de Wadern, do Saar Hunsrück, do pequeno estado de Saarland, sul da Alemanha. "Pedro Ludwig e Catharina Feltes: de Bardenbach, Alemanha, ao rio Cadeia, uma breve história de amor, lutas e tragédias" tenta fazer este resgate. 
Conforme Aldino, os primeiros passos foram difíceis. A inexistência de documentos oficiais públicos foi um enorme entrave, minimizado pela organização das Igrejas, que tudo registravam. "Foi na Cúria Metropolitana de Porto Alegre que Irmão Eugênio dissecou velhos livros e carcomidos documentos. Anos mais tarde, passei meio dia revirando aqueles velhos livros. E não pude deixar de lembrar do primo e pensar como foi que ele permaneceu naquela labuta. Mas foram a determinação e a persistência dele que encaminharam a trajetória e abriram caminhos pelos quais muitos colaboradores, mais tarde, deixariam as marcas de seus pés. A motivação era grande, assim como a causa era importante e digna de ser abraçada".      
Ludwig relata que inicialmente não se falava em escrever um livro, pois a meta sempre foi catalogar o maior número possível de descendentes de seus ancestrais imigrantes Pedro Ludwig e Catharina Feltes. "Com o passar dos anos, enquanto milhares e milhares de nomes foram sendo listados, começaram a surgir, aqui e acolá, numerosos pedidos para transformar uma coisa em outra. Assim sendo, a partir do fim de 2013, sensível aos estímulos de muitos parentes, passei concretamente a me dedicar a esboçar um livro. Muitas fotografias foram obtidas,  documentos na origem, na Alemanha, foram angariados, encontrei-me com colaboradores na própria Alemanha, viajei pelos lugares que acolheram os imigrantes no Rio Grande do Sul, histórias foram compartilhadas, e o resgate da história passou a tomar corpo, mormente em 2014. Coube-me tornar realidade o maior sonho de Irmão Eugênio, que sempre pensava numa forma que deixasse indelével a história da família, de modo que as inúmeras gerações derivadas de nossos ancestrais imigrantes também soubessem de seu passado, presente e futuro. Não percebo nenhum retorno financeiro, apenas o reconhecimento e a gratidão de centenas de parentes, e no íntimo, um sentimento de realização por ter contribuído com algo útil para muitos", explica.
A importância da família
Aldino define que quem trabalha com genealogia percebe logo que a história gira necessariamente em torno da família. Sem a família não haveria o que escrever nesta área. "A família como base da sociedade e, principalmente, guardiã dos bons costumes, tem um papel fundamental no que concerne às relações na vida em comunidade e na manutenção do equilíbrio emocional, social e, até, material dos entes componentes. Os valores morais da sociedade têm estreita ligação com a solidez e estruturação das famílias.", finaliza.
O lançamento ocorreu no encontro da família que ocorre bianualmente. Neste ano a confraternização foi na cidade de Pinhalzinho, SC. A próxima festa da famílila Ludwig já está agendada para 2017, em Navegantes, SC.

Na foto: Marlei Schneider, colaboradora que morava na Alemanha; Aldino, Mário Delavy (em pé), de Belo Horizonte, e Mário Fritzen, de Santa Rosa 



Indicar a
um Amigo

Comentários

Chantal BOUTEN PICAVET
03/01/2016
gostaria entrar em contato con Aldino José Ludwig : tenho realizações de ELEONORA LUDWIG procuradas em Porto Alegre nos anos 1950/1957 tambem muito interesada pelo livro FAVOR POR-ME EM RELACAO COM A.J. LUDWIG
Deixe a sua opinião

Veja Também

13/04/2017   |
31/03/2017   |
03/03/2017   |
17/02/2017   |
17/02/2017   |
10/02/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS