Domingo, 25 de junho de 2017
Ano XXIX - Edição 1462
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

2ª Vara da Comarca de Três de Maio recebe premiação em Porto Alegre

19/12/2015 - Por Yara Lampert
Tweet Compartilhar

 Tendo como marca a qualidade nos serviços, agilidade e eficiência, a 2ª Vara de Três de Maio recebe premiação em solenidade no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o que demonstra excelência e otimização dos serviços.

Para falar sobre esta premiação, e sua importância, entrevistei a Dra. Eliane Aparecida Resende Lopes, Juíza de Direito Titular da 2ª Vara Judicial de Três de Maio. Competência dividida com toda a sua equipe de trabalho.

 

Fale sobre o prêmio que a 2ª Vara da Comarca de Três de Maio recebeu.

O Prêmio Melhor Unidade Jurisdicional foi instituído no ano de 2012, através do Provimento Nº 03/2012, da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, considerando os resultados aferidos no Sistema de Gerenciamento Matricial dos Serviços Judiciários (GMS-JUD) entre unidades judiciárias (Varas) similares, ou seja, que julgam processos da mesma matéria, em que há um número parecido de processos entrantes, de servidores e magistrados ativos, de acervo, entre outras características, sendo uma premiação por melhor índice de desempenho e, outra, por melhoria de vazão. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul instituiu esse prêmio como forma de reconhecer e valorizar as equipes, incentivando o trabalho conjunto dos gabinetes e cartórios na consecução dos resultados, bem como na busca da melhoria contínua que deve permear a prestação dos serviços judiciários e a importância do reconhecimento às pessoas como forma de mobilização e comprometimento.

Quais são os quesitos avaliados?

O Prêmio Melhor Unidade Jurisdicional foi obtido em razão da melhoria da vazão (nº de processos terminados em relação ao nº de processos novos) em mais de 75% no período compreendido entre novembro de 2014 e outubro de 2015, tendo sido alcançada uma melhoria de quase 200%, sendo que das 590 unidades jurisdicionais do Estado somente 10 conseguiram obter melhoria na vazão acima de 75% em relação ao período anterior, estando a 2ª Vara Judicial de Três de Maio entre as 10 unidades jurisdicionais premiadas.

Quem faz esta avaliação?

A avaliação é realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, a partir dos dados objetivos, obtidos pelo Sistema de Gerenciamento Matricial dos Serviços Judiciários (GMS-JUD), de acordo com o cluster (conjunto de varas de mesma especialidade e volume de processos entrantes).

Diante desta premiação, cresce a expectativa para outras premiações?

Sim, com certeza. A premiação é um grande incentivo, embora o momento seja de comemoração pelos frutos colhidos neste ano de trabalho, a expectativa para o próximo ano é de que novas metas sejam elaboradas pela equipe, as quais serão cumpridas com todo o empenho, a fim de que novos resultados positivos sejam alcançados.

A que você atribui este prêmio?

O prêmio é resultado do empenho, dedicação e comprometimento de toda a equipe da 2ª Vara Judicial. Desde que assumi, foram implementadas medidas para a racionalização das atividades da unidade. No mês de abril, foi realizada a consultoria técnica pela AGEQ - Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade, do Tribunal de Justiça, o que nos auxiliou no diagnóstico da situação da Vara e no estabelecimento de metas cujo cumprimento foi avaliado, sendo realizados os devidos ajustes ao longo do período. O intenso esforço e dedicação foram reconhecidos com a obtenção da premiação de melhor unidade jurisdicional pela melhoria da vazão, prêmio este recebido das mãos de uma das consultoras de qualidade da  Assessoria de Gestão Estratégica e Qualidade.

Quais as maiores demandas da 2ª Vara?

A 2ª Vara Judicial da Comarca de Três de Maio possui atualmente 12.232 processos ativos e detém competência para, além das matérias cível e criminal, processar e julgar os processos do Juizado da Infância e Juventude, Direção do Foro, Juizado da Violência Doméstica e Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública.

Um pouco mais de um ano como Juíza da 2ª Vara de Três de Maio, qual a sua avaliação?

Ao assumir a titularidade da 2ª Vara Judicial de Três de Maio, estava consciente dos desafios e das adversidades a serem enfrentadas. Isso porque, se trata de unidade jurisdicional com grande quantidade de processos, bem como com competência do Juizado da Infância e Juventude e Violência Doméstica, o que implica em processamento e julgamento de processos complexos, que envolvem situações delicadas. Foi, sem dúvida, uma missão ambiciosa, mas, ao final deste primeiro ano de trabalho, em que houve o reconhecimento pelo Tribunal de Justiça, a partir da premiação da melhoria da vazão,

estando a nossa unidade jurisdicional dentre as 10 que alcançaram os melhores resultados no Estado, estou certa de que essa conquista só foi possível com a grande união de forças de todos os servidores da segunda vara judicial que abraçaram o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional à população dos municípios que compõem a Comarca de Três de Maio. Essa união, trabalho e comprometimento foram primordiais para a melhoria dos resultados e a obtenção desta grande conquista.

Qual sua mensagem aos nossos leitores?

A mensagem que gostaria de deixar é de agradecimento e de esperança. Em primeiro lugar, agradecimento a toda a minha equipe, que com muita dedicação e comprometimento se empenhou para que alcançássemos essa premiação, conseguindo implementar uma excelente integração entre cartório e gabinete. Embora a morosidade processual seja uma característica presente no Poder Judiciário em todo o país, é válido lembrar que estamos todos empenhados para a prestação jurisdicional efetiva, célere e de excelência. A premiação obtida pela 2ª Vara Judicial da Comarca de Três de Maio reforça esse comprometimento para com a sociedade e demonstra que muito foi feito nesse ano de 2015, mas com toda certeza há muito ainda a se fazer e temos consciência disso. O primeiro passo já foi dado, e essa conquista demonstra que estamos no caminho certo.

 

                                  

                         




Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

16/06/2017   |
09/06/2017   |
02/06/2017   |
26/05/2017   |
19/05/2017   |
12/05/2017   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS