Quinta-feira, 15 de novembro de 2018
Ano XXX - Edição 1533
(55) 3535-1033
jsemanal@jsemanal.com.br
diagramacao@jsemanal.com.br

As mil e uma utilidades do colágeno

22/01/2016 - Por Sandra Marasca Martini
Tweet Compartilhar
  Nunca se ouviu tanto falar de colágeno. Mas, na realidade, você sabe o que é o colágeno? Ele é a proteína mais abundante em nosso corpo, composto por cerca de 30% do total de proteínas. É formado por vários tipos de aminoácidos, que são normalmente adquiridos através da ingestão de carne bovina, gelatina ou suplementos alimentares a base de colágeno hidrolisado.

  O colágeno atua principalmente na elasticidade da pele, fortificação dos ossos, vitalidade dos cabelos. A sua falta acarreta flacidez e aparecimento de rugas, assim como celulite e estrias. A partir dos 30 anos, o organismo produz menos colágeno, aos 50 só produzimos os 35% da quantidade ideal.

  O colágeno tem várias funções no corpo, e todas elas bem importantes. Dentre elas, estão a sustentação das células e a formação de órgãos como a pele, cartilagens, ossos, tendões e ligamentos. Portanto, estar com deficiência de colágeno, pode causar inflamações nas juntas, doenças de pele, má formação óssea e problemas de rigidez muscular.

  Então, como evitar a deficiência de colágeno?  Ter uma boa alimentação e usar um suplemento alimentar à base de colágeno hidrolisado, principalmente para aquelas pessoas que não têm tempo de preparar uma refeição saudável e não possuem uma rotina alimentar tradicional. Além disso, enriqueça sua alimentação com as vitaminas A, C, E. A vitamina E ajuda a lubrificar as fibras de colágeno nos tecidos, a vitamina C é capaz de aumentar consideravelmente a produção dessa proteína e a vitamina A recupera os tecidos fracos e danificados da pele. 

  Também, evite exposição constante aos raios de sol ultravioleta, pois eles enfraquecem e danificam as fibras de colágeno. O uso de um bom protetor solar é essencial. Dessa maneira, você não só evita a perda de colágeno, mas também o envelhecimento precoce da pele.

  Esses simples passos podem evitar uma grave deficiência de colágeno e livrar seu corpo de condições desconfortáveis de saúde. A ingestão constante dessa proteína, previne a celulite e o acúmulo de gordura no corpo, fortalece cabelos e unhas, e é constantemente aliada às dietas de emagrecimento.

  Portanto, colágeno nunca é demais! A deficiência dessa proteína, por outro lado, já é um problema. 
  Não espere ter problemas para se cuidar, cuide-se primeiro e mantenha-se sempre bonita e saudável!





Indicar a
um Amigo

Comentários

Deixe a sua opinião

Veja Também

09/11/2018   |
01/11/2018   |
26/10/2018   |
19/10/2018   |
11/10/2018   |
05/10/2018   |




Todos os direitos reservados - Jornal Semanal - Três de Maio - RS