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A alimentação equilibrada auxilia nos cuidados com a pele oleosa

11/10/2012 - Por Jornal Semanal
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Micheli Both*
A alimentação equilibrada pode ajudar a controlar a oleosidade excessiva da nossa pele e a prevenir a acne.
Durante muito tempo ouvimos que certos alimentos gordurosos, como o chocolate, provocavam a acne, mas esse entendimento já foi superado, pois tanto o chocolate quanto outros alimentos gordurosos isoladamente não são responsáveis pela acne e pela oleosidade. Acontece que alimentos ricos em açúcar elevam a índice de glicose no sangue, levando a uma produção exagerada de insulina, que por sua vez estimula a produção de hormônios androgênicos que favorecem a acne.
Portanto, o primeiro passo é reduzir alimentos ricos em açúcar e alimentos que possuem o índice glicêmico alto. Além disso, é importante rechear o prato com alimentos que equilibrem a pele.
A vitamina A e o beta-caroteno, presentes na couve, no agrião, na rúcula, na abóbora, na cenoura, na manga, no melão, na melancia, no mamão, na goiaba, na nectarina, na tangerina, no damasco, no abacate, na batata doce e na gema de ovo, reduzem a produção de sebo.
O zinco ajuda a controlar o aparecimento da acne e tem ação antiinflamatória. São fontes de zinco os  frutos do mar, ovos, sementes de abóbora, sementes de girassol, levedo de cerveja e a carne de peru.
A vitamina C, cujas principais fontes são o morango, a acerola, o tomate, o brócolis, a goiaba e as frutas cítricas, possuem ação antioxidante que protege a pele, sendo de fundamental importância para garantir uma pele saudável.
A Vitamina E, presente na castanha, nos cereais integrais, no espinafre e na germe de trigo,  neutraliza o efeito dos radicais livres responsáveis, dentre outras coisas, pelo processo inflamatório da acne.
O ômega 3, presente no salmão e demais peixes  é indispensável, pois é antiinflamatório. 
O cromo, presente na uva e nos cereais integrais, diminui a resistência a insulina. O selênio, presente na castanha do Pará,  é uma fonte importantíssima de antioxidantes e ajuda na cicatrização.
A vitamina B6 regula o metabolismo hormonal e está presente no levedo de cerveja, nos cereais integrais e nas carnes vermelhas.
A Vitamina B5, presente na semente de girassol, no fígado de galinha e no brócolis,  atua na diminuição da secreção do sebo.
A vitamina B2, encontrada no levedo de cerveja, nas leguminosas e na gema de ovo, ajuda a controlar a oleosidade da pele.
Dessa forma, incluir no cardápio alimentos integrais e frutas com bagaço que são ricos em fibras auxiliará na eliminação das toxinas do organismo.
Também, é importante acrescentar a proteína de soja na alimentação, pois um dos ativos da soja possui estrutura química similar a do estrógeno e atua na diminuição da atividade das glândulas sebáceas.
Deve-se, ainda, evitar o uso de bebidas alcoólicas como a  cerveja, já que o lúpulo agrava a acne. 
Enfim, é de extrema importância ingerir bastante água para hidratar o corpo e ajudar o organismo a liberar as toxinas.
*Nutricionista CRN-2:7755P
E-mail: micheliboth@hotmail.com




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