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O poder das oleaginosas

18/03/2016 - Por Jornal Semanal
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As oleaginosas estão com tudo e são super saudáveis!
E sabem o que é melhor? Elas são práticas e perfeitas para o lanchinho, pois dá pra levar pra qualquer lugar. 
As variedades são muitas! Pode-se escolher entre nozes, amêndoas, castanha do pará, pistache, macadâmia e castanha de caju. 
Além da praticidade, as oleaginosas têm um papel importante em nossa dieta. Amêndoas, avelãs, castanha do pará, nozes e castanha de caju, podem desempenhar um papel na redução do risco de doença cardíaca, de acordo com uma revisão da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Isso porque ajudam a reduzir o colesterol e ainda incorporam doses de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, saudáveis para o coração, e fibra, que tem um efeito protetor do órgão.
Graças à boa dose de vitamina E que as oleaginosas oferecem, são consideradas alimentos para o cérebro, ajudando a diminuir o declínio cognitivo com a idade. Além de proteger contra problemas associadas à idade, as nozes podem melhorar a memória de trabalho (memória de curto prazo), resolução de problemas e função motora.
As oleaginosas reduzem o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom reduzindo as chances de formar placas de gordura no sangue. São também ótimas fontes de vitaminas e minerais, como fósforo, cálcio, zinco, vitaminas A e B.
Retardam o envelhecimento natural e possuem triptofano, responsável pela serotonina, neurotransmissor que nos deixa relaxados e calmos. Melhoram o sistema imunológico e ajudam na produção de hormônios da tireoide.
 E o mais legal: elas dão a sensação de saciedade, mandando a vontade de comer pra longe por um bom tempo e auxiliando no emagrecimento! Aproveite você também os benefícios desses alimentos!





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